Espaço Família | O nosso 1º Filho

Cuidados ao Bebé

17 de Abril de 2014

O banho do bebé passo a passo

O banho é para o bebé um momento que o relembra dos tempos em que estava na barriga da mãe. No entanto, o banho é um momento prazeroso apenas quando o ambiente é favorável e o bebé está tranquilo, sem dores ou fome. Muitas vezes isto não acontece e o banho é acompanhado de choro e grande agitação, não só por sentir frio mas também por se sentir desprotegido. Para os pais é também um momento de stress e insegurança. “É tao pequeno, frágil e escorregadio…”, “Qual a melhor forma de o pegar?”, “Será que gosta do banho?”, “Mas por onde começar?!?”. Com um ambiente tranquilo, o bebé tranquilo e os pais tranquilos, com movimentos suaves e calmos o banho tornar-se-á um momento de relaxamento, partilha e de contacto privilegiado com o recém-nascido.

O banho é, sobretudo numa fase inicial, algo muito planeado pelos pais. “Será que devo dar todos os dias?”, “A que horas?”. À medida que o tempo passa este processo será natural e os pais integrarão facilmente nas suas rotinas do dia-a-dia o momento do banho. Primeiro deve conhecer o bebé e perceber qual é a sua reação ao banho. Fica mais sonolento ou mais desperto? A resposta a esta pergunta pode ajudá-lo a decidir se o bebé deve tomar banho de manhã ou à noite. Se ficar mais sonolento, por exemplo, dê o banho à noite para preparar o bebé para o período noturno. Não se esqueça que a sua vida não é só o bebé (apesar de parecer), por isso integre também este momento na sua rotina pessoal.

O banho não tem de ser dado diariamente. Imagine que é inverno, está frio e o seu bebé nem se sujou naquele dia. Pense nisso e talvez não precise de lhe dar banho. Mas se estiver muito calor, o bebé transpirar e sujar-se, então está na hora! Não há regras rígidas, tudo depende das necessidades dos bebés e dos pais.

Sugerimos que o banho seja dado antes de alimentar o bebé. As diferenças de temperatura a que o expomos e a agitação natural do banho podem por em causa a digestão do leite.

Para que este momento possa ser desfrutado pelos pais e pelo bebé mostramo-vos um pequeno filme que demonstra passo a passo o banho ao recém-nascido. Esta é apenas uma sugestão que nos parece a mais prática, no entanto existem outras hipóteses possíveis.

Mónica Corte-Real e Sigride Rodrigues
Enfermeiras e autoras

logo