Espaço Família | Vem aí um irmão

Saude

4 de Setembro de 2014

Nascimento dos primeiros dentes: cuidados a ter

O primeiro dente decíduo (“dente de leite”) surge, geralmente, por volta dos seis meses. Normalmente até aos 3 anos de idade nascem 20 dentes de leite na boca da criança. Regra geral, os primeiros dentes a aparecer são os da frente em relação aos de trás, e os do maxilar inferior primeiro do que os do maxilar superior. É importante ter a noção de que cada criança tem o seu próprio ritmo de dentição e que pequenas variações são normais, apesar de deverem ser acompanhadas por um Médico Dentista.

Entre os 5/7 anos de idade nasce o primeiro dente definitivo e a dentição estará completa por volta dos 16-18 anos. Na generalidade um adulto tem 32 dentes, caso erupcionem os dentes do siso, o que nem sempre ocorre.

Maxilar Superior

1

Maxilar Inferior

Fig. 1 – Cronologia de erupção dos dentes decíduos (dentes de leite)

Alguns recém-nascidos podem nascer com dentes (dentes natais) ou estes podem surgir durante o primeiro mês de vida (dentes neonatais). Apesar de não ser preocupante, nestes casos, está indicado consultar o Médico Dentista para avaliação, informação dos pais e eventualmente para a extracção dos dentes natais ou neonatais pelo perigo destes caírem e de serem engolidos pelo bebé.

A erupção dentária pode provocar alguma irritabilidade, choro, dificuldade em dormir, ou diminuição do apetite. O bebé pode babar-se mais que o habitual, levar as mãos à boca e procurar morder tudo o que apanhar. Os bebés tentam com isso aliviar a ligeira inflamação das gengivas, que se apresentam inchadas e vermelhas.

Se o bebé sofrer de febre elevada ou persistente, vómitos ou diarreia deve ser devidamente avaliado pelo pediatra. O seu Médico Dentista pode ajudá-lo, esclarecendo dúvidas e orientando esta fase complicada.

Como ajudar o meu bebé quando nascem os primeiros dentes? 

  • Lave várias vezes por dia as gengivas do seu bebé com um pano ou gaze húmidos.
  • Dê-lhe um anel de borracha próprio para os bebés morderem (mordedor). Desta forma, o seu bebé pode aliviar a irritação das gengivas mordendo um objecto suave e próprio para o efeito, em alternativa a pôr a mão na boca e a morder brinquedos duros. O mordedor pode ser colocado no frigorífico, assim, estando refrigerado vai ser ainda mais eficaz a aliviar a irritação das gengivas do bebé.
  • Compre na farmácia um gel próprio para massajar a gengiva do bebé.
  • Tente distrair o seu bebé com um brinquedo novo ou lendo-lhe um livro para que ele se distraia do desconforto.

2 3      4

Fig. 2 – Mordedores para bebé

Crónica escrita por:

Dra. Diana Melo

Médica Dentista

logo