Atualidade

18 de Agosto de 2014

Música melhora capacidades de leitura

Aprender a cantar ou a tocar um instrumento musical pode ajudar as crianças com dificuldades de aprendizagem a melhorar as suas capacidades de leitura, segundo um estudo norte-americano, citado pela BBC.

O estudo, apresentado na recente reunião anual da Associação Americana de Psicologia, verificou que s (com nove e dez anos de idade) que aprenderam música tinham melhores notas em leitura do que aquelas que não tiveram as aulas.

No estudo, uma equipa liderada por Nina Kraus, da Universidade Northwestern, em Chicago, acompanhou os resultados académicos de crianças em bairros mais pobres de Chicago e Los Angeles.

As crianças que tiveram aulas de música cinco ou mais horas por semana, não baixaram nos resultados dos testes de leitura – algo tipicamente esperado para muitas crianças nas áreas mais pobres.

Os investigadores também acompanharam a atividade cerebral das crianças e descobriram que, após dois anos de formação musical, as crianças pareciam melhores em distinguir um som do outro, mesmo quando não havia ruído de fundo.

“Os estudantes de zonas mais favorecidas têm, geralmente, melhores notas do que os estudantes de zonas desfavorecidas, mas pensamos que o treino musical pode alterar o sistema nervoso para criar um aluno melhor, ajudando a compensar esta lacuna académica”, disse Kraus à BBC.

Fonte | Pais&Filhos