Espaço Família | O nosso 1º Filho

Opinião

12 de Agosto de 2014

Mulheres melhoram o desempenho no trabalho após serem mães

maes_trabalho

Capacidade de executar várias tarefas ao mesmo tempo e gestão de tempo estão entre as vantagens adquiridas após a maternidade

Se está em casa e a preparar-se para voltar de licença-maternidade pode afastar as inseguranças. Uma nova pesquisa realizada pela Microsoft com 2 mil funcionárias e 500 empregadores nos Estados Unidos descobriu que muitas mulheres melhoram o desempenho profissional após a chegada dos filhos.

Entre as principais mudanças, está a capacidade de executar várias tarefas ao mesmo tempo (relatada por 62% das mães), a gestão mais organizada do tempo (50%) e o aumento das relações cordiais com outros colegas de trabalho (34%). Os empregadores ouvidos pelos pesquisadores concordaram: mais da metade (57%) afirmaram que mulheres com filhos trabalham melhor em equipa do que as que ainda não são mães.

Segundo Stella Angerami, especialista em coaching e autora do livro Bem-me-quer, mal-me-quer: histórias verdadeiras de mulheres e as suas escolhas de carreira, aquelas que têm filhos acabam por descobrir novas habilidades comportamentais que podem ser importantes para a carreira. “Aprendem a fazer várias coisas ao mesmo tempo, têm maior sentido de responsabilidade, pois outra vida depende delas, e exercitam a criatividade para resolver novos problemas rapidamente e otimizar o tempo”, disse.

Já é comprovado cientificamente que o cérebro da mulher reduz cerca de 7% durante a gravidez e, seis meses após o parto, volta ao tamanho normal com novas conexões, sinapses e capacidade de aprendizagem. Em 2006, uma equipa liderada pelo neurocientista Craig Kinsley, da Universidade de Richmond (EUA), mostrou que, após a maternidade, um grupo de mulheres estudadas teve maior desempenho em testes cognitivos, além de aumentar a capacidade sensorial e a tolerância ao stress.

As novas habilidades

No início deste ano, as jornalistas Ana Claudia Konichi e Patrícia Travassos ouviram 35 mães empreendedoras. E o aumento da produtividade é justamente um dos pontos abordados. “Muitas mulheres que entrevistamos relataram que se tornaram mais criativas e produtivas após a maternidade. Infelizmente, o mundo coorporativo ainda não reconheceu isso”, revela Ana Claudia.

Entre essas novas habilidades relatadas pelas entrevistadas estão:

– Maior liderança, já que a mulher se torna um exemplo a ser seguido nas ações e na filosofia de vida;

– Motivação. Como o tempo todas as mães precisam de incentivar a criança a fazer algo, como tomar banho ou comer verduras, por exemplo, a aptidão para persuasão e determinação aumentam;

– Capacidade de reconhecer novos talentos. Com a convivência diária, a mãe aprende a identificar as habilidades do filho e como elas podem ser melhor aproveitadas. Talento para música ou para o desporto, por exemplo. Quando transportada para o ambiente de trabalho, esse tipo de exercício ajuda a mulher a delegar tarefas de acordo com as características de cada funcionário;

– Compreensão e empatia. Com o tempo, a mãe vai aprendendo a identificar se o choro da criança é de fome ou de manha. Num ambiente de trabalho, essa habilidade facilita a percepção da insatisfação de um funcionário ou cliente;

– Multitarefa. É uma das habilidades mais reconhecidas, afinal, a mãe precisa de preparar o almoço enquanto toma conta das crianças, arrumar o uniforme enquanto faz o café, resolver conflitos emocionais dos filhos, lidar com as finanças, tudo junto e misturado. Essa capacidade admirável de focar em várias coisas ao mesmo tempo é também transportada para a vida profissional da mulher.

Horários mais flexíveis

Outro ponto abordado pela pesquisa da Microsoft é que o sucesso profissional das mães pode, na verdade, ser atribuído à rotina mais flexível. De acordo com os pesquisadores, o home office e os horários alternativos dão-lhes mais tempo para gastar com os seus filhos e, então, conseguem voltar-se ao trabalho de maneira mais relaxada e dedicada.

“A flexibilidade de horários foi um dos principais motivos apontados pelas nossas entrevistadas quando questionadas sobre a motivação para empreender. Segundo as mães, era muito difícil levar as crianças ao médico, por exemplo, e aguentar a “cara feia” do chefe depois, conta Ana Claudia, que acredita que a rotina mais maleável é essencial para que as mulheres consigam acompanhar os filhos nos momentos necessários.

No entanto, ainda há preconceito com essa modalidade de trabalho. Embora o trabalho a partir de casa seja cada vez mais comum fora do país, por aqui ainda é sinónimo de “trabalhar menos”. É por isso que a dica para a mãe que está a preparar-se para voltar ao emprego é fazer um balanço sobre condições de trabalho, felicidade e realização pessoal e profissional. Só conseguirá atingir o seu máximo potencial produtivo se estiver ciente de que o bebé estará bem e certa de que está a fazer o melhor para si e para a sua família.

Dicas para otimizar o trabalho

Ok. Voltou ao trabalho e ainda não notou nenhuma melhoria. Pode acontecer. Dependendo das características das mulheres, essas novas habilidades demoram a aparecer. E enquanto elas não veem, existem dicas simples que pode fazer para organizar a sua rotina profissional. Veja abaixo:

– Organize o seu dia
No começo da semana, escreva tudo o que precisa de fazer, quanto tempo vai levar, em média, em cada tarefa, e escolha o que é mais importante. Se está a adiar um compromisso há muito tempo, veja se não é o caso de descartá-lo de uma vez. Reserve dez minutos do fim da tarde ou da hora do lanche para descansar. Essa pausa vai deixá-la mais concentrada.

– Controle a mania de perfeição
Nem tudo o que fizer sairá exatamente da forma que sonhou ou que planeou. O importante é que o trabalho esteja o melhor possível, para não ter de voltar a fazer. Tenha presença de espírito suficiente para dar uma tarefa por cumprida.

– Estabeleça horários para ler e apagar e-mails
Primeiro, desative o lembrete que salta na tela do seu computador quando chega um e-mail. Esse sentimento de responsabilidade ininterrupta provoca muito stress. Escolha quatro horários do dia para limpar a caixa: quando chega, antes do almoço, a meio da tarde e uma hora antes de ir embora.

– Respire fundo diante das “urgências”
Essa sensação de que tudo é para ontem pode comprometer o trabalho. Quando sentir que está numa situação delicada, converse com o seu superior e proponha uma lista de prioridades e prazos.

– Delegue tarefas
Descentralize o trabalho. Repasse algumas tarefas para um subordinado. Seja clara e concisa na explicação e dê um prazo razoável para realizar a atividade – isso vale para as tarefas de casa também.

uma rubrica:

barrigas-de-amor