Espaço Família | O nosso 1º Filho

Amamentação

13 de Março de 2015

Mitos que condicionam o sucesso da Amamentação

ARTIGO-AMAMENTACAO-WEBSITE

Amamentar é uma decisão de cada Mãe, e é muito importante que seja uma decisão informada. Hoje em dia as Mães têm acesso a muitas informações acerca deste tema, algumas corretas e outras incorretas.

A grande maioria dos mitos são ideias erradas e que levam ao insucesso na amamentação.

No Encontro Barrigas de Amor – Vamos Ser Pais® em Vilamoura, a Isabel Roberto, Enfermeira Especialista em Saúde Infantil esclareceu alguns dos “Mitos que condicionam o Sucesso da Amamentação”.

Foram abordadas questões relacionadas com a produção do leite materno, evidenciando a qualidade e superioridade de todo o leite materno, como o principal alimento do bebé.

Também foi desmistificada a relação entre tamanho e características da mama e a sua capacidade para produzir leite materno.

Uma das dúvidas da maioria das Mães prende-se com os horários e duração da mamada, sendo esclarecido que os bebés devem mamar em livre demanda (quando mostram sinais de fome), devendo mamar cerca de 8 a 12 vezes em 24 horas.

Foi demonstrada a importância de uma boa pega, para eliminar a dor durante a amamentação e de forma a garantir que o bebé recebe todo o leite que necessita.

Também foram esclarecidos alguns Mitos relacionados com Amamentação e alimentação da Mãe.

A Enf.ª Isabel reforçou a ideia que amamentar é um ato natural, mas que pode requerer alguma aprendizagem, que deve começar ainda na gravidez.

Também existe apoio especializado na amamentação, o qual as Mães podem procurar quando surge alguma dificuldade ou questão.

LOGOTIPO HPA GAMBELAS GRUPO HPA SAUDE                      logotipo_ervilhitas

Isabel Roberto

Enfermeira Especialista em Saúde Infantil