Espaço Família | Como Cresceram

Saúde e Bem Estar

28 de Abril de 2015

Mindfulness e Crianças

mindfulness kids

Prática cada vez mais reconhecida no nosso país e sobretudo internacionalmente, o Mindfulness auxilia as crianças de formas diversas e comprovadas. Benefícios como diminuição da ansiedade, melhores capacidades relacionais, maior concentração, diminuição de sintomas de depressão na adolescência, diminuição do défice de atenção, entre outros, foram encontrados a partir do crescente corpo de pesquisas científicas sobre o tema.

Desenvolvido pelo médico americano Jon Kabat-Zinn, o Mindfulness, traduzido para português como Atenção Plena, é uma prática que ensina a pessoa a entrar num estado de atenção total ao exterior e interior, percebendo e observando pensamentos, sensações físicas, emoções, e atividades sem julgamento dos mesmos. Baseado na filosofia budista, este tipo de meditação desenvolve-se na prática, com crianças, através de exercícios vários que as convidam por exemplo, a prestar mais atenção ao corpo no momento presente, exercicios de respiração, comer e caminhar conscientemente, entre outras ferramentas lúdicas adaptadas. Estas práticas ensinam as crianças e jovens a lidar com a mudança, stress, desilusões e emoções fortes de uma forma eficiente e construtiva, promovendo ainda a capacidade para parar e tomar decisões mais conscientes, como alternativa ao impulso ou comportamentos desajustados.

Através da integração desta ferramenta na Educação, os programas de mindfulness, estão a ter um sucesso crescente em múltiplas escolas pelo mundo fora. Estamos atualmente perante uma sociedade que coloca ao nosso dispôr ferramentas úteis e alternativas a formas mais convencionais de tratamento, sem contra-indicações e com benefícios a vários níveis na criança. Desta forma, urge repensar a forma como estamos a gerir determinadas áreas fulcrais, como a educação, e que respostas damos às suas questões, com a consciência de que é nas crianças de hoje que construimos a sociedade de amanhã.

Links de informação sobre o tema:

www.susankaisergreenland.com

http://mindfulnessinschools.org

http://www.mindfulschools.org/

© elephantjournal

logo