Atualidade

1 de Julho de 2014

Maus tratos afetam cérebro das crianças

Os maus tratos às crianças estão associados a uma diminuição da matéria cinzenta do cérebro, responsável pelo processamento da informação, sugere um estudo publicado no “American Journal of Psychiatry”.

Investigadores da Fundação María Angustias Giménez, em Espanha, analisaram os resultados de 12 estudos anteriores que tinham utilizado um método imagiológico capaz de identificar as diferenças anatómicas cerebrais entre dois grupos de indivíduos. Os estudos incluíram 56 crianças ou adolescentes e 257 adultos, com antecedentes de maus tratos, assim como 56 crianças e 306 adultos sem este tipo de antecedentes. O estudo apurou que, comparativamente com os indivíduos sem antecedentes de maus tratos, aqueles que tinham sido expostos a este tipo tratos apresentavam, em determinadas áreas do cérebro, volumes de matéria cinzenta menores, explica o “Alert”.

De acordo com os autores, “estes resultados mostram que a exposição a ambientes adversos na infância pode ter consequências sérias no desenvolvimento do cérebro. Esperamos que estes resultados ajudem a reduzir os riscos ambientais durante a infância e a desenvolver tratamentos capazes de estabilizar estas alterações morfológicas”.

Fonte | Pais&Filhos