Atualidade

12 de Agosto de 2013

Marcha: João Vieira atinge recorde histórico no mundial

joaovieira© FPA – O atleta de 37 anos atingiu um resultado histórico ao igualar a marca de Carlos Lopes

 

O português João Vieira conquistou o 4.º lugar na prova de 20 quilómetros de marcha, este domingo, nos Campeonatos do Mundo de Atletismo, realizado em Moscovo, Rússia. O atleta de 37 anos atingiu um resultado histórico ao igualar a marca de Carlos Lopes que até então era o único detentor deste mesmo resultado num mundial de atletismo.

João Vieira concluiu a prova com um resultado de 1:22:05 horas, tendo ficado atrás do russo Aleksandr Ivanon, que venceu o ouro, do chinês Ding Chen, que conquistou a prata, e do espanhol Miguel Ángel López, que arrecadou o ouro.

“Este é um resultado que supera em larga margem os meus objetivos para estes Mundiais de Atletismo. Foi uma prova onde a experiência contou muito”, explica o atleta português em comunicado publicado na página oficial da Federação Portuguesa de Atletismo.

Depois de uma passagem em 18.º nos 10 quilómetros e em 10.º nos 15 quilómetros, João Vieira aproveitou recuperou cinco lugares na qualificação geral na última légua, tendo sido beneficiado pela desclassificação de Erick Barrondo, da Guatemala.

“Eu não sou um atleta de atacar cedo, já na última Taça da Europa tinha ganho muitos lugares nos últimos cinco quilómetros e hoje voltou a acontecer”, explicou o atleta português depois de conquistar o seu melhor resultado de sempre numa prova Internacional.

O segundo marchador português em prova, Sérgio Vieira, situou-se a meio do tempo de prova na 50.ª posição, tendo conseguido recuperar alguns lugares até ao final da corrida para conquistar o 39.º lugar na classificação geral, com 1:28:34 horas.