Espaço Família | Estamos Grávidos

Consultoria de Imagem

11 de Março de 2015

Maquilhagem durante a gravidez: sim ou não?

bobbi brown2

Noites mal dormidas, mudanças hormonais e manchas no rosto são os problemas de pele mais frequentes durante a gravidez. A solução passa por usar soluções específicas, uniformizar o tom de pele e conquistar uma pele mais radiosa com a ajuda de maquilhagem.

De acordo com os dermatologistas, a maquilhagem não é prejudicial na gravidez e até ajuda a proteger a pele da sujidade e das impurezas. Os produtos têm uma ação física e não química, pelo que não penetram na corrente sanguínea e, por isso, não prejudicam o bebé. Mas o  aconselhamento especializado de um dermatologista ou obstetra é importante, caso verifique alguma alteração de pele.

Durante a gravidez, podem ainda surgir as indesejáveis olheiras e papos. Além disso, ocorre um aumento de progesterona, o que provoca a retenção de líquidos e pode levar a que fique com o rosto inchado.

Muitas mulheres também ficam com a pele oleosa e com borbulhas, a partir do primeiro trimestre de gravidez. Tal, deve-se a alterações nos níveis de estrogénio, sendo um processo associado à gestação, que tende a terminar com o nascimento do bebé. Mas não use tratamentos ou produtos anti-acne sem falar com o seu dermatologista ou médico, pois muitos contêm ingredientes, que não são seguros durante a gravidez.

Proteção solar na gravidez é fundamental

Em 70% das gestantes surge o melasma (manchas escuras no rosto, devido a mudanças hormonais). Por isso, é fundamental usar fórmulas com proteção solar máxima (FPS 50) para prevenir as manchas.

Existem muitos cremes com cor e FPS 50, que são uma boa solução, já que protegem a pele e uniformizam o seu tom, num só gesto (marcas vendidas em farmácia, como Avène, Bioderma, Galenic e Isdin, entre outras). Disponível em duas texturas, mais fluída ou compacta, a escolha depende do seu tipo de pele. Informe-se junto de um dermatologista ou farmacêutico qual o produto mais indicado para si.

Se preferir usar base ou pó compacto, então não se esqueça de aplicar antes um protetor solar.

Limpeza e hidratação da pele: a primeira etapa

Limpe o rosto de manhã e à noite e use sempre um hidratante adequado ao seu tipo de pele e com FPS 50, antes de aplicar a maquilhagem. Se a sua pele for oleosa, opte produtos oil free (sem óleo). Tenha em consideração, as alterações que a pele vai registando ao longo dos meses. Para a zona dos olhos, escolha produtos hipoalergénicos e sem perfume.

Não se esqueça, ainda, de remover a maquilhagem, antes de se deitar, por mais cansada que esteja, recorrendo a desmaquilhantes à base de óleo e de água. Utilize fórmulas suaves e não adstringentes: uma para o rosto e outra específica para a zona dos olhos.

Leia sempre o rótulo da embalagem e certifique-se que os produtos não contêm ingredientes contra-indicados durante a gravidez. Ativos como ureia (hidratante), Alfa-hidroxiácidos (esfoliantes) em concentração relevante (acima de 1%), retinol (vitamina A), pró-retinol e ácido hialurónico (anti-rugas) ou ácido salicílico (para a acne) não são recomendados. Em alguns produtos, o ácido salicílico também aparece com o nome BHA, ou beta-hidroxiácido, não sendo aconselháveis os peelings na fase de gestação.

Os esfoliantes, assim como os cremes para a acne, rugas ou de dia, podem conter este tipo de componentes, que não são recomendados, pois podem ser absorvidos pela pele e chegar até ao bebé em desenvolvimento.

Conselhos de maquilhagem para grávidas

Antes de se maquilhar, certifique-se que os pincéis e as esponjas que utiliza no rosto estão devidamente limpos, de modo a evitar a propagação de bactérias. Lave os materiais utilizados com água morna e champô de bebé ou sabonete de glicerina, uma vez por semana. Retire suavemente o excesso de água com uma toalha turca e deixe-os depois secar na horizontal.

É recomendável escolher produtos de maquilhagem menos espessos e pesados, que deixem a pele respirar mais facilmente. Além disso, com a subida da temperatura do corpo (reação hormonal) existe uma maior tendência para transpirar, pelo que deve evitar usar muita maquilhagem.

Prefira produtos hipoalergénicos e não comedogénicos, ou seja, que não tampam os poros, já que a pele da gestante fica mais oleosa. Não use também maquilhagem com vitamina A. Se a sua pele ficar mais oleosa ou com acne gestacional use uma base oil free.

Uma boa opção são os produtos de maquilhagem minerais, tais como base líquida, pó solto ou compacto, sombras, blush e batons, que não contêm óleo mineral nem conservantes químicos. Tendo como principais componentes pós minerais, estas fórmulas não provocam irritação na pele da maior parte das mulheres e proporcionam uma aparência mais natural.

Opte por uma base e corretor de textura fluídas para não acentuar as pequenas rugas e dar um ar mais leve ao rosto. Para disfarçar as borbulhas e as marcas deixadas pela acne, aplique um corretor, que deverá ser adequado à tonalidade da pele, ou seja, fundir-se com o seu tom natural.

Dicas para aplicar uma maquilhagem rápida

Tenha em atenção a iluminação do local para não colocar produto em excesso ou este ficar acumulado em algumas zonas do rosto. O ideal é maquilhar-se com luz natural e ter um espelho que mostre a face por inteiro. Prefira os tons naturais e sem brilhos para uma maquilhagem de dia.

1 – Experimente misturar o hidratante com a base. Assim, poupa tempo e hidrata a sua pele, ao mesmo tempo que uniformiza o tom e corrige as imperfeições do rosto. Ou então, use um creme de dia com cor e FPS 50. Se tiver a pele oleosa, prefira uma fórmula oil free ou pode substituir a base por um pó compacto, que deve ser aplicado com um pincel largo, após o corretor.

Aplique a base ou o pó compacto do centro para fora do rosto, em movimentos suaves. Espalhe bem o produto nas zonas das maçãs do rosto, à volta do nariz e debaixo dos olhos. Aplique o suficiente na zona da linha do cabelo e nas orelhas, fundindo bem a base ou o pó na pele, de forma a evitar o chamado “efeito máscara”. A cor deve ser igual ao seu tom de pele.

2 – Para camuflar as olheiras e pequenas imperfeições (marcas de borbulhas e manchas), aplique um corretor com leves toques, de modo a cobrir esta área, mas sem excessos.

3 – Com a ajuda de um pincel largo, aplique um pouco de pó solto ou compacto no rosto, após a base e o corretor, para fixar a maquilhagem e retirar o brilho do rosto. Retoque o pó sempre que necessário.

4 – Para realçar as maçãs do rosto e dar um ar mais saudável aplique o blush. Os tons rosa ou pêssego ficam mais naturais na pele.

5 – Para destacar o olhar contorne os olhos com um lápis e esbata o risco com a ajuda de um cotonete. Finalize com a máscara de pestanas, aplicando-a da raiz até às pontas.

6 – Por último, escolha um gloss ou batom num tom natural e que hidrate os lábios.

bobbi brown_Alexis_Rodriguez_Grid

Fotos: Bobbi Brown Makeup

Rita Carvalho

Consultora de Comunicação e Imagem

In Styleland – Image & Communication Consulting

www.instyleland.com

www.facebook.com/InStyleland