Atividades

19 de Maio de 2014

Maio: A horta e o jardim precisam de água e de mimo

Este mês começa a explosão de cores, com os bolbos que plantámos no Inverno a presentearem-nos com a sua beleza e os seus perfumes. E no entanto, no jardim e na horta nunca falta o que fazer. Uma coisa a não esquecer daqui para a frente: água. Muita água.

Este mês começa a explosão de cores, com os bolbos que plantámos no Inverno a presentearem-nos com a sua beleza e os seus perfumes. E no entanto, no jardim e na horta nunca falta o que fazer. Com o calor a chegar em forte, a rega é essencial para as plantas, e os jardineiros de palmo e meio podem muito bem ficar encarregues de garantir que nunca lhes falta água. A melhor hora para o fazerem é pela tarde, quando o sol já está menos forte e quase a ir embora, porque é também quando as plantas melhor aproveitam toda a água que recebem antes de esta se evaporar.

Por outro lado, há que continuar a zelar para que o jardim se mantenha colorido no Verão e no Outono. Em Maio semeiam-se begónias, dálias, cravínias, crizântemos e zínias, por isso há muitos bolbos e tubérculos por onde escolher. Quanto aos que já floriram e já têm as folhagens secas, está na altura de desenterrar os bolbos, etiquetá-los e guardá-los num local seco e escuro até ao próximo ano.

Na horta, as hipóteses não variam muito em relação a Abril. Salsa e coentros são sempre uma boa escolha e os tomates, pimentos e pepinos são boas hipóteses para plantar já em definitivo. Se fizeram a vossaplantação em cascas de ovos, está na hora de passar as plantinhas para os locais onde vão crescer, sejam vasos, sejam canteiros. Quem não teve paciência ou sucesso na sementeira das sementes em estufa, encontra facilmente os pés já crescidos nas feiras e lojas de plantas.

Para completar, uma dose muito grande de mimo e é vê-las a crescer (sim, é verdade, as plantas gostam mesmo que falem com elas).

Idades:  3-5 anos, 6-8 anos, 9-12 anos

quarto-das-brincadeiras-logotipo