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Cuidados Pós- Parto

14 de Maio de 2015

MÃES DE TRÊS TREINAM!

mais vida

Durante estes 5 anos, que sou Diretora de um Programa de Exercício na Gravidez e Pós parto, o que mais oiço das recém mamãs (e não só) é a “desculpa” da falta de tempo!  Realmente depois de sermos mães, esse tempo que era só nosso, passa a ser partilhado…dividido. Sentimo-nos mesmo egoístas e culpadas, quando por vezes queremos algum só para nós.

TEMPO… esse bem tão precioso, que estica…estica…mas parece nunca dar para tudo!  Eu mesma, mal comecei a escrever este artigo, dei por mim a olhar para o relógio…e a pensar nas mil coisas, que tinha a fazer de seguida. Mas cada vez mais, temos e devemos de dar mais atenção, ao nosso “PRESENTE”. Esse sim tem de ser aproveitado ao máximo, não tivesse ele essa designação sinónima, de gratificação.  Esta pequena entrevista que vos deixo, baseia-se em questões colocadas a duas Mães de TRÊS…sim 3!!

Que são Mães, Esposas, Profissionais e sobretudo Mulheres, que sabem que o seu bem-estar é essencial para elas, para os seus filhos, família, companheiros e para a sua profissão.  Aqui ficam dois testemunhos, de quem com perseverança e entrega conseguiu após 3 filhos, ficar em Forma! Espero que se inspirem.

Com Cristina Segurado, Mãe de três.  Realizou o Treino Personalizado Pós parto com o Mais Vida.  

O que te levou ao final do terceiro filho, procurar ajuda de um Personal Trainer em Exercício no Pós parto?

A primeira razão foi que nas três gravidezes, foi-me diagnosticado diabetes gestacional, o que significa que poderei vir a ter diabetes quando for mais velha se não adotar um estilo de vida mais saudável e ativo em termos de desporto. Segundo porque após o terceiro, quis voltar ao meu peso original!

Como foi conciliar a vinda de mais um bebé, co m a rotina familiar e ainda teres tempo para ti ?  

Na altura foi simples pois estava de licença, os dois mais velhos estavam no colégio e a bebé ficava com a avó enquanto eu tinha as sessões de treino.

Que tipo de exercícios, foram feitos durante o tempo de recuperação?  

Numa fase inicial, foram feitos exercícios para restabelecer a força muscular na zona abdominal e costas, bem como a resistência a nível de cardio. À medida que fui evoluindo, fomos diversificando mais os exercícios tornando-os mais complexos e completos, em termos do trabalho muscular e cardio. São treinos bastante intensos que nos fazem ultrapassar os limites, que nós achamos que temos. A perda de peso e volume foi uma constante.

Que benefícios vis – te no teu dia a dia, com os exercícios que ias realizando?  

Maior resistência, mais energia, perda de peso, volume, diminuição drástica da celulite e maior bem estar.

Que diferenças sentis – te , a nível físico e psicológico com as aulas?  

Posso dizer, que nem sempre ia para as aulas com a disposição que devia…mas quando saía exausta sentia-me muito bem, muito contente por ter conseguido fazer determinados exercícios, que julgava não conseguir. Para além disso, quando depois nos olhamos ao espelho e vemos que há resultados efetivos, é fantástico!

Com Filipa Cortez Faria, Mãe de três. Realizou o Treino Personalizado Pós parto com o Mais Vida.  

O que te levou ao final do terceiro filho, procurar ajuda de um Personal Trainer em Exercício no Pós parto?

Apesar de não ter ganho muito peso durante a gravidez, achei essencial procurar a ajuda de um PT especializado em exercício pós-parto, especialmente devido à necessidade de ganhar mais massa muscular e ter um corpo mais tonificado. Tendo feito a terceira cesariana, sabia que precisava de ajuda especializada, de forma a não comprometer a minha saúde e recuperação.

Como foi conciliar a vinda de mais um bebé, co m a rotina familiar e ainda teres tempo para ti ?

Passar do segundo para o terceiro filho não foi complicado, tem sido relativamente fácil de gerir a chegada de um novo membro à nossa família. Organização é a palavra de ordem e temos de estabelecer prioridades, por isso mesmo defini 1 hora por dia só para mim, sendo que duas vezes por semana usava-as nas aulas de PT.

Que tipo de exercícios, foram feitos durante o tempo de recuperação?

Fiz uma série de exercícios ao longo do acompanhamento que tive, desde trabalho cardiovascular, levantamento de pesos, trabalho postural, etc. e todos eles contribuíram para uma recuperação ainda mais rápida.

Que benefícios vis – te no t eu dia a dia, com os exercícios que ias realizando?

Passados 6 meses sinto-me lindamente no meu corpo. Para além dos benefícios físicos do exercício, as aulas de recuperação pós-parto têm a mais-valia de nos ajudar a focarmo-nos em nós e não apenas no bebé. Serviram de momento de interação com outras pessoas, neste caso com a PT, o que ajuda em termos de autoestima.

Por Sofia Amorim Professora e Diretora do Mais Vida Portugal Programa de Exercício Físico na Gravidez e Pós-parto

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