Espaço Família | Como Cresceram

Atividades

9 de Outubro de 2014

Livros fabulosos para ler em família (e de graça)

quarto_das_brincadeiras_ler_em_familia_c35245bb1210537839a87456c918abf0

Hora da Paparoca, Fazer Amigos ou Cheira tão Mal, são alguns dos assuntos que despertam a curiosidade dos mais pequeninos e dos quais é sempre bom falar com ajuda de uma bela história. A pensar nisso, 8 das Bibliotecas Municipais de Lisboa estão juntas numa interessante acção que se chama “Ler em Família”: têm disponíveis para empréstimo sacos de pano com livros de histórias ligadas a 7 temas de infância, todos igualmente empolgantes para os mais pequeninos (dos 0 aos 5 anos de idade). Qualquer pessoa com cartão das bibliotecas de Lisboa (gratuito e atribuído na hora) pode requisitar estes livros que prometem momentos divertidos e de descoberta, até porque não foram os pais a escolher o que vem no saquinho. Ali dentro, têm também uma ficha de exploração de um dos livros com algumas sugestões de actividades e um Diário de Bordo. Curiosos? Explicamos tudo melhor mais abaixo.

Preço:  GratuitoIdades:  0-2 anos, 3-5 anos

Informação adicional: 

Cada um dos sacos de pano disponíveis para empréstimo na actividade Ler em Família tem lá dentro 4 livros ligados a um mesmo tema. Existem 7 temas diferentes: “Hora da Paparoca”, “Sem Palavras” (álbuns ilustrados e sem texto), “Somos Assim”, Fazer Amigos”, “Histórias que Embalam”, “Fazer Oó” e “Cheira tão Mal”.

Dentro de cada saco existe ainda uma ficha de exploração com actividades sugeridas para um dos livros e um Diário de Bordo que vale a pena as famílias preencherem, porque nele podem explicar qual foi a obra preferida das crianças, deixá-las fazer um bonito desenho ou sugerir a outros pais brincadeiras que fizeram ligadas à leitura.

As regras de empréstimo são iguais às dos restantes livros das Bibliotecas Municipais de Lisboa: os saquinhos de pano podem ser requisitados por qualquer pessoa com cartão das bibliotecas pelo período de 15 dias, com direito a 2 renovações sucessivas.

Quanto às 8 bibliotecas que têm esta actividade, são as seguintes: Camões, Orlando Ribeiro, Coruchéus, David Mourão Ferreira, Palácio Galveias, São Lázaro, Penha de França e Olivais. Os contactos podem ser encontrados aqui.

Boas leituras!

quarto-das-brincadeiras-logotipo

Uma ideia por dia para se divertir com as suas crianças.