Atualidade

28 de Dezembro de 2015

Juntos por boas Causas.

Chegam-nos habitualmente muitos pedidos de apoio. Infelizmente não temos capacidade para ajudar todos os que gostaríamos. A associação Humanus foi-nos apresentada pela nossa querida Catarina Beato do blog Dias de uma princesa .Conhecer esta associação e o trabalho que desenvolvem de perto foi comovente. Adolescentes grávidas ou mães de filhos pequenos, já institucionalizadas ou em risco, são acolhidas. Algumas das crianças são  resultado de violação, violência e abusos. O Centro de Apoio à Mulher (CAM) acolhe estas meninas,  ajuda-as a aprenderem a serem mães. E, no percurso, a serem  mulheres, porque a vida assim exigiu , com a estrutura emocional possível e própria do crescimento.

Arregaçamos as mangas, desafiámos alguns dos nossos parceiros a juntarem-se a nós para levarmos um presente especial  a estas meninas que necessitam de tanto.

Com o fantástico apoio da Nunex, levámos fraldas e toalhitas para estes bebés, com a Barral cremes para o cuidado do bebé e das mães e a Vertbaudet garantiu kits completos de roupa para recém -nascidos e para os mais crescidos, roupa para as mães, nomeadamente para ajuda na amamentação e como especialistas em vestuário para prematuros, garantiram as primeiras roupinhas,  pois existia também essa necessidade na CAM.

Muitas são as mães adolescentes que recebem formação e apoio da CAM. Não estando a viver no centro, já estiveram, continuam a ter aqui o apoio seguro que tanto precisam. Seis são as mães adolescentes que estão a viver na CAM com os seus bebés. A Micaela é uma dessas meninas. tímida, calada. Olha atenta para o filho Lizandro, de um mês, ao colo da Catarina.

uuu

Não escondeu o sorriso quando percebeu que os presentes que levámos eram também para ela. Surpreendida e de olhar doce.

gg

A Fátima é mais extrovertida. De sorriso fácil e uma força que se sente. A sua bebé já tem dois anos, simpática, alegre e extrovertida como a mãe.

vbgty

qwe

mklo

 

Foi um prazer conhecer parte da equipa CAM, ficámos a saber que também tem uma creche , como resposta integrada da Associação Humanidades ao problema da gravidez precoce na adolescência  Enquanto resposta social facilitadora da conciliação da vida pessoal e profissional e de promoção e guarda de crianças (dos 3 aos 36 meses), a Creche é uma estrutura aberta à comunidade e às jovens mães em situação de vulnerabilidade. Tem também diversos projectos que têm sempre como principal missão, contribuir para o reforço do humanismo, como força agregadora e de coesão e inclusão social, sobretudo dos mais desfavorecidos, a Associação Humanidades vem intervindo no sector social, com vista a promover a inclusão pessoal, social e profissional de cidadãos desfavorecidos em situação de risco e tem desenvolvido uma vocação orientada para a Mulher, particularmente, quando jovem e em idade fértil.

Um trabalho fantástico e foi para nós gratificante podermos ajudar e principalmente unirmos esforços na mesma missão.

Saímos desta associação  com a certeza que ainda há muito para fazer  e por isso pedimos a si, que lê este texto,   que nos acompanha, que faz parte desta família, a juntar-se a nós e  ajudar esta associação na continuação da formação e do apoio às meninas que foram obrigadas a crescer antes do seu tempo.

A associação precisa sempre de tudo o que esteja relacionado com o dia a dia destas mães e bebés: fraldas, leites, produtos de higiene e alimentação são as principais necessidades

Saiba como ajudar AQUI e visite o site para conhecer todos os projectos  www.humanus.pt 

Obrigada Centro de Apoio à Mulher (CAM), Associação Humanus, pela dedicação e trabalho que desenvolvem!

Estamos juntos!

*Fotografia: Pau Storch

 

Joana Tudela Poiares 

Diretora Geral

barrigas de amor logo

 

 

stamp momentos de partilha