Espaço Família | Como Cresceram

Internet & Tecnologia

17 de Abril de 2014

Já conhece o Kristoffer, o menino que descobriu uma falha na Microsoft?

É comum nos dias de hoje encontrarmos várias crianças cujas competências tecnológicas se destacam. Estes jovens são designados por nativos digitais e são o resultado de um crescimento feito de braço dado com a tecnologia.

Apresentamos uma história curiosa: Kristoffer Von Hassel, com apenas 5 anos de idade e residente nos EUA, descobriu uma falha na consola de vídeo da Microsoft – a Xbox. Kristoffer queria jogar alguns jogos restritos à idade dele, pelo pai, e conseguiu descobrir como entrar na conta de utilizador do pai, dentro da consola. Ao que parece, bastava Kristoffer carregar na tecla espaço e era fornecido o acesso à conta.

Robert Davies, pai do menino e técnico de segurança informática, desconfiou que Kristoffer estava a aceder aos seus jogos. Confrontando o seu filho com esta questão, Kristoffer confessou e explicou-lhe o que fazia. Robert informou de imediato a Microsoft, que não só resolveu a falha como também adicionou o nome de Kristoffer na sua lista de técnicos de segurança e recompensando-a com 4 jogos, 50 dólares e uma assinatura anual da Xbox Live.

Aproveitamos assim para relembrar aos pais que podem e devem estar presentes nas atividades online dos seus filhos e provavelmente aprender uma ou duas técnicas com os vossos nativos digitais.

 

Nuno Moreira

Coordenador do Centro Internet Segura na Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Segurança Online

logo_internet_segura