Espaço Família | O nosso 1º Filho

Saúde

15 de Dezembro de 2014

Inverno, Doenças… e Crianças

O Tempo Frio já chegou…e com ele surgem as febres, constipações e infeções respiratórias em todas as crianças, situações estas que consideramos habituais para esta altura do ano. O Outono é o período em que nos encontramos mais suscetíveis para contrair estas doenças infectocontagiosas.

Devemos ter em conta que a maioria das doenças características do tempo húmido e frio são de etiologia viral, ou seja provocadas por vírus (50% a 70% dos casos), que por sua vez constituem, normalmente, situações transitórias e autolimitadas.

Inverno, Doencas ... e Criancas

Os sintomas habituais passam por:

– Febre.

– Obstrução nasal.

– Espirros.

– Rinorreia (“ranho”).

– Tosse.

– Dor de garganta.

Estas infeções são geralmente adquiridas pela inalação de gotículas aéreas, que se produzem quando alguém que está infetado, espirra ou tosse (ambientes fechados como os infantários são mais propensos à contaminação). O tratamento é sintomático, ou seja dirigido aos sintomas:

– Repouso

– Ingestão de muitos líquidos (água, sumos naturais)

– Medicamentos (antipiréticos, analgésicos, anti-histamínicos, vasoconstritores nasais)

A prevenção total é quase impossível, uma vez que é difícil não respirar o meio ambiente e o estado das defesas do organismo difere de criança para criança e também depende da idade. No entanto, existem cuidados fundamentais, nomeadamente:

– Evitar zonas bastante frequentadas (centros comerciais ao fim de semana!)

– Evitar locais pouco arejados e contacto com pessoas infetadas.

Não esquecer que as crianças doentes não devem frequentar o infantário/escola (esta é a principal causa da contaminação).

Tal como já referi, estas infeções são normalmente transitórias, por isso devem evitar-se os Serviços de Urgência hospitalares, devido ao enorme risco de contágio aí existente. Devem optar pelo médico assistente e pelas medidas de “bom senso”. Apesar disso, estas situações infeciosas pediátricas sazonais são autolimitadas e decorrem, habitualmente, sem complicações graves.

Dra. Paula Vara Luiz

Pediatra | O Blog da Tia Paula 

É Diretora clínica da Clínica Paula Vara Luiz, serviços médicos, situada na Travessa do Forno 7-B 2050-114 Aveiras de Cima. É Médica especialista em pediatriaTrabalhou na Maternidade Alfredo da Costa, no Hospital de Santa Maria, Hospital de Santa Marta, Hospital de Dona Estefânia, Hospital da Horta (Açores), no Hospital de Vila Franca de Xira e Centro Hospitalar do Oeste (Torres Vedras). Anteriormente foi responsável pela Rubrica de Pediatria, semanalmente, da Rádio Lezíria, em Vila Franca de Xira. É autora de artigos para a Revista ÚNICA do Jornal Expresso. Atualmente exerce só medicina privada. Possui um vasto curriculum, com vários prémios nacionais e internacionais, assim como distinções. Encontra-se já com uma longa carreira, o que lhe permite uma grande experiência na prática clínica aliada ao seu “senso clínico”, tornando-a uma pediatra de excelência nos nossos dias.