Atualidade

17 de Junho de 2014

Hospitais portugueses com excelência clínica

A maioria das unidades hospitalares portuguesas apresentam excelência clínica, cumprindo todos os parâmetros de qualidade exigidos. Os dados foram avançados esta segunda-feira pela Entidade Reguladora de Saúde, cujo relatório revela que 106 dos 126 hospitais avaliados apresentam critérios de qualidade ao nível da excelência clínica.

Com base no Sistema Nacional de Avaliação em Saúde, os resultados estão relacionados, não só com a prestação clínica, como também com outros parâmetros como a segurança e a satisfação do doente.

Segundo o relatório, 83% dos hospitais avaliados (dos setores privado, público e social) apresentam uma qualidade ao nível da excelência clínica.

Os dados foram recolhidos do historial de episódios de utentes que tiveram alta entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2012. Referem-se a áreas Cirurgia Cardíaca, Cirurgia de Am bulatório, Cirurgia do Cólon, Cirurgia Vascular, Enfarte Agudo do Miocárdio, Ginecologia, Obstetrícia, Ortopedia, Pediatria, Unidades de Cuidados Intensivos, entre outras.

A avaliação dos hospitais no âmbito do SINAS é voluntária e a sua classificação multidimensional da qualidade global dos serviços de saúde, cobrindo dimensões como Excelência Clínica, Segurança do Doente, Adequação e Conforto das Instalações, Focalização no Utente e Satisfação do Utente.

Fonte | Boas Notícias