Atualidade

29 de Agosto de 2014

Hormonas de crescimento aumentam risco de AVC

As crianças tratadas com hormonas de crescimento apresentam um risco mais elevado de sofrerem um AVC no início da idade adulta, sugere um estudo conduzido por investigadores da Universidade de Paris.

Para este estudo, a equipa analisou 6.874 pessoas nascidas antes de 1990 e que tinham recebido tratamento com hormonas de crescimento entre 1985 e 1996 para tratar problemas de baixa estatura ou de deficiência de hormona de crescimento, explica o “Alert”. Os tratamentos duraram, em média, 3,9 anos. Durante o período de seguimento foram registados 11 acidentes vasculares cerebrais (AVC), que ocorreram, em média, aos 24 anos, resultando em quatro mortes. Oito dos AVC tinham origem hemorrágica. Comparando estes resultados com os esperados na população geral, que é de entre três a sete, sendo dois de origem hemorrágica, os autores sugerem que o tratamento com hormonas de crescimento aumenta em três a quatro vezes o risco de AVC hemorrágico.

“Dezenas de milhares de pessoas em todo o mundo que estão a ser tratadas com hormonas de crescimento devem ser informadas sobre este risco”, alerta o autor do estudo, Joël Coste, defendendo que pais e médicos devem considerar esta associação antes de se decidirem pelo tratamento.

Fonte | Pais&Filhos