Espaço Família | Somos um Casal

Saúde e Bem Estar

23 de Julho de 2015

Homens ganham peso depois de serem pais

Father At Home With Newborn Baby Daughter

Perder quilos depois do parto é uma missão que muitas mulheres consideram difícil. As profundas alterações na vida e rotinas, a falta de descanso, a amamentação e muitos outros fatores parecem contribuir para as dificuldades de regressar ao peso inicial. Mas a ‘luta’ contra a balança após a chegada do bebé parece não ser exclusiva da mãe. De acordo com um estudo publicado no “American Journal of Men’s Health”, os pais recentes ganham, em média, cerca de dois quilos depois de cada filho. Em comparação, os homens que não são pais tendem a perder peso à medida que chegam aos 35 anos.

Os cientistas da Universidade Northwestern de Chicago seguiram 10 mil homens durante duas décadas, desde a adolescência até meados dos 30 e conseguiram estabelecer uma relação entre a paternidade e o ganho médio de peso. Graig Garfiel, o líder da equipa, mostra-se preocupado com os resultados, dado que “há muito que está provado que o aumento da massa corporal relaciona-se com o aparecimento de problemas de saúde, tais como doenças cardiovasculares, diabetes e cancro”.

Embora a pesquisa seja, para já estatística – ou seja, não se centrou nas razões do ganho de peso após os homens se tornarem pais – Graig Garfield acredita que as alterações no estilo de vida estão na base de fenómeno. “Surgem novas responsabilidades, falta o tempo para fazer exercício e para cuidar de nós mesmos. A nova família torna-se a prioridade”. E dá um outro exemplo: “todos conhecemos homens que ‘limpam’ os pratos das crianças quando elas não terminam a refeição. Ora, isso não faz nada bem ao perímetro abdominal!”.

Para Graig Garfield é importante que os médicos que acompanham a família alertem os homens para o risco do ganho de peso depois de se tornarem pais. “Muitas vezes, eles acompanham as mães nas consultas pediátricas, mesmo que evitem ser observados regularmente por profissionais de saúde. Estas consultas são, por isso, um momento de ouro para transmitir conselhos nutricionais, não só para o bebé mas também para pai e mãe”, conclui.

Fonte: Pais & Filhos