Espaço Família | Estamos Grávidos

Cuidados a ter no Pré-Parto

21 de Abril de 2013

Hoje sinto-me pesada!

casal gravidoHoje sinto-me pesada… As mudanças físicas do meu corpo são evidentes para todos. Já não consigo esconder que estou grávida! Estamos de 20 semanas e os movimentos do nosso bebé estão cada vez mais fortes! Tenho flutuações de humor: ora me sinto muito feliz, ou me sinto muito pesada e redonda! Às vezes não é fácil para mim, mas também não é fácil para o J.! Sinto que sou mesmo uma chata em algumas alturas! Já estou preparada para as outras alterações que se avizinham, e para o que ainda pode vir…

1.    Uma forma diferente de andar, devido às alterações corporais e à alteração do centro de gravidade. É importante manter a actividade física, fazer caminhadas e utilizar sapatos com uma pequena cunha;

2.    As lombalgias (dores de costas) estão associadas a esta alteração do centro de gravidade. Manter uma postura correcta e utilizar faxa de suporte (mais conhecida por cinta de grávida) atenua este desconforto;

3.    As alterações da coloração da pele, especialmente nas aréolas, na linha alba (zona desde o umbigo até aos pêlos púbico) e na face (mais conhecido por cloasma), pode aparecer também acne e pele oleosa. Estas alterações são inevitáveis e desaparecem habitualmente após o parto; utilizar protector solar nas zonas expostas é importante, manter a ingestão de líquidos durante toda a gravidez e a colocação de um creme hidratante e emoliente nas zonas afectadas atenua o aparecimento de estrias.

4.    As estrias são alterações da pele associadas à distenção do abdómen, poderão ser limitadas aumentado a ingestão de água, para hidratar a pele, utilizar um creme anti estrias ou creme gordo e fazer controlo do peso;

5.    Varizes no membros inferiores, ocorrem devido ao peso do útero que é suportado pelos membros inferiores. É importante fazer um controlo do aumento do peso, e evitar manter longos períodos em posições estáticas (sentada ou em pé). A utilização de meias de descanço, poderão ajudar a controlar os sintomas. Deverá ser evitada a utilização de roupa muito apertada e sapatos muito altos ou demasiado baixos. Massagens no sentido do pé-coxa habitualmente aliviam os sintomas do final do dia;

6.    A azia é causada pela pressão que o útero exerce sobre o estômago, provocando o refluxo do conteúdo gástrico. É importante fazer pequenas refeições, várias vezes ao longo do dia, evitando-se alimentos fritos ou condimentados.

7.    A prisão de ventre e as hemorróidas, ocorrem devido à pressão do útero sobre o intestino e devido à acção das hormonas da gravidez, com efeito relaxante sobre o intestino. É importante beber cerca de 2 litros de água por dia, e aumentar a ingestão de alimentos ricos em fibras. A actividade física tem acção sobre a motilidade do intestino;

8.    As lipotímias (sensação de desmaio) surgem devido às alterações hormonais da gravidez, e podem ser atenuadas evitado manter-se de pé por longos períodos, as mudanças bruscas de posição, lugares fechados e com fumo.
Dizem que este 2º trimestre é a fase “lua de mel da gravidez”! Até agora tem sido fácil de gerir, não tenho tido nenhuns destes desconfortos e tem sido um período calmo e tranquilo. O melhor é que já posso deixar de encher a barriga com ar como fazia quando alguém me abordava e dava os parabéns pela gravidez e procurava a minha barriga sem sucesso!

 

cpp
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