Espaço Família | Estamos Grávidos

Cuidados a ter no Pré Parto - 2º Trimestre

14 de Maio de 2013

Hoje fizemos a ecografia morfológica

Estamos com 21 semanas hoje fomos fazer a eco do 2º semestre, a morfológica, levou mais algum tempinho que as outras. Desta vez ficou tudo gravado em dvd. O J. estava nervoso, queria ter a certeza que estava tudo bem, e sobretudo, qual o sexo!!! O bebé está muito bem desenvolvido, pesa 660 grs, está no percentil 50, o ritmo cardíaco está optimo e ainda se encontra sentado. E… é um menino!!!! Agora já sabemos!

Mas esta não foi a informação mais importante desta ecografia! O dr. Álvaro explicou:
A ecografia morfológica deve ser realizada entre as 20 e as 22 semanas de gestação, e permite fazer um estudo anatómico detalhado dos órgãos e sistemas do feto, de forma a se poderem excluir eventuais malformações. É também nesta ecografia que a maioria dos casais toma conhecimento do sexo do bebé pela 1ª vez.
Como é que é realizado?
O exame é realizado por um médico, e a grávida permanece deitada durante todo o exame numa sala com pouca luz para facilitar a leitura das imagens. A sua duração é variável. Durante todo o exame são efectuadas uma serie de fotografias que são entregues com o relatório e habitualmente com uma gravação em vídeo.
Uma sonda de ecografia é colocada sobre o abdómen após aplicação de um gel que facilita a emissão e a recepção dos ultra-sons para estudar a anatomia do feto, dimensões, e os seus anexos (cordão umbilical, placenta, membranas, líquido amniótico).
O que pode ser avaliado durante esta ecografia?
A ecografia morfológica permite uma análise sistemática e completa da seguinte morfologia fetal: crânio, cérebro, face (lábios, palato, globo ocular, cristalino, osso nasal, mandíbula, maxilar), orelhas, coluna, nuca, tórax, coração, abdómen (rins, bexiga, estômago, fígado e intestino), membros (pernas, pés, braços, mãos e dedos) e genitais (confirmação do sexo fetal).
Além da avaliação estrutural realiza-se também a biometria fetal completa. Alguns termos usados são:
Biometria fetal (é o percentil onde o feto se encontra- entre o percentil 5 e 95)
DBP- Diâmetro biparietal
DOF- Diâmetro Occipitofrontal
CC- Circunferência craniana
CF- Cumprimento do fémur
CU- Cumprimento do úmero
Peso fetal estimado (resulta do somatório dos vários diâmetros: DBP+CC+CA+CF)

… Já decidimos! Vai-se chamar B.!

cpp

Comentários

  1. aricosme diz:

    Gostei de saber sobre a ecografia morfológica porque a médica mandou fzer e fquei assustada.