Espaço Família | Somos um Casal

Planeamento Familiar

20 de Abril de 2013

Hoje estou no período fértil…

Tenho a certeza que é hoje! Sinto que é hoje! Tenho todos os sintomas que me encontro no período fértil. Parei a pílula há 15 dias, e o meu corpo já funciona em pleno.“Como é que tens a certeza, pergunta o J.?” Então, vamos por partes…

Ovulação é o nome que se dá ao processo que ocorre uma vez em cada ciclo menstrual, em que há a libertação de um óvulo dos ovários, por acção de uma série de alterações hormonais. Este processo ocorre sempre 14 dias antes do início da menstruação.

O ciclo menstrual divide-se em 4 fases distintas:

  • Durante a primeira parte de cada ciclo menstrual, dá-se a preparação de um dos óvulos para ser libertado do ovário. À medida que se aproxima a ovulação, começam a ser produzidas quantidades cada vez maiores de estrogénio (que faz espessar o revestimento interior do útero, o que permite criar um ambiente favorável ao esperma) e de hormona folículo estimulante (FSH), que provoca um aumento de outra hormona (a hormona luteinizante- LH), que provoca a libertação do óvulo que se encontra no ovário, dando início à ovulação, a 2ª fase.
  • Na maioria das mulheres, a ovulação tem a duração de 24 a 36 horas após o pico de LH, é nesta altura, em que o óvulo pode ser fecundado por um espermatozóide.
  • Se não ocorrer uma fecundação, diminuem os níveis de FSH, LH e estrogénio e aumentam os níveis de progesterona, para manter o ambiente uterino favorável à manutenção de um óvulo fecundado. Esta é a 3ª fase, a fase luteínica, que dura sempre 14 dias até à próxima fase.
  • Se o óvulo não for fertilizado, o útero liberta o revestimento interior e tem início o período menstrual. Isso marca o início do ciclo seguinte. O truque para sabermos quando ocorre uma ovulação é simples: se o nosso ciclo for regular de 30 dias, apenas teremos que retirar 14 dias a esse ciclo para sabermos que a ovulação ocorre a partir do 16º dia de ciclo. No entanto, existem outros sinais que o nosso corpo nos dá:
  • Algumas mulheres referem uma dor abdominal, semelhante a cólica, provocada pela distensão do folículo, quando elimina o óvulo;
  • Há a produção de uma maior quantidade de muco vaginal transparente, com aspecto de clara de ovo, cujo obectivo é facilitar a mobilidade do espermatozoide;
  • Após o período ovulatório há um aumento de temperatura de 0,5ºC devido à produção de progesterona por parte de folículo;
  • Algumas mulheres relatam também maior sensibilidade aos odores e desejo sexual nos dias que antecedem a ovulação.

Por tudo isto, hoje é mesmo o dia…

cpp