Atualidade

12 de Agosto de 2013

Guardian: Ingleses inspiram-se em experiência lisboeta

1376132599lisboa

O jornal ‘The Guardian’ publicou recentemente um artigo onde diz que há muito a aprender com Lisboa. A aposta no empreendedorismo social e criação de incubadoras de empresas são alguns dos pontos em destaque no texto, que aponta a capital portuguesa como um bom exemplo a seguir na “revigoração da economia local”.
Escrito por Chi Onwurah, candidato ao parlamento britânico para o ciclo de Newcastle, nas eleições de 2015, o artigo é intitulado “Lições de Portugal”, em jeito de referência a um conjunto de experiências a reter com o a dinâmica socio-económica de Lisboa.
“O empreendorismo social tem sido uma prioridade no plano de revigoração da economia local em Lisboa”, lê-se. O autor fala de casos como a Fab Lab, a Start Up Lisboa e a cozinha comunitária que diz terem vindo estimular a economia da capital.
No artigo lê-se ainda que este tipo de intervenção na capital portuguesa terá sido essencial para contrariar os efeitos recessivos sentidos um pouco por todo o país e ainda para travar o crescimento do desemprego.
Onwurah diz-se ciente de que “a economia portuguesa se encontra numa posição bastante mais crítica do que a nossa”, mas que o tipo de investimento e ações levadas a cabo em Lisboa podem servir de exemplo e ser mesmo uma solução alternativa para diferentes regiões da Inglaterra.

A título ilustrativo das diferentes intervenções na capital, o jornal britânico conta, por exemplo, o impacto que a mudança da sede da presidência da Câmara Municipal de Lisboa para o Largo do Intendente teve na revitalização daquela zona abandonada e negligenciada da cidade.

Fonte: Boas Notícias