Atualidade

26 de Janeiro de 2015

Gravidez: Uma cinta para ver o bebé na barriga da mãe

Uma designer australiana desenhou um equipamento que, a concretizar-se, poderá mudar para sempre a forma como se vive a gravidez. O ‘gadget’ consiste numa cinta que vem equipada com um écran flexível e ultrassons para as mamãs e os papás acompanharem o crescimento do bebé em tempo real.

Por enquanto trata-se apenas de um conceito mas de acordo com informação avançada pela designer industrial ao site Gizmag, a tecnologia incluída do equipamento já existe e está pronta a ser aplicada.

Além dos ultrassons a 4D, o equipamento PreVue (pré-visualização, em português) seria construído com têxteis inteligentes capazes de integrar écrans flexíveis e a tecnologia de ecografia. Desta forma, além do reforço do elo entre pais e filhos, seria mais fácil detetar eventuais complicações pré-natais ou problemas do feto.

A designer, especialista em desenhar equipamentos médicos, criou este conceito como um projeto da tese que realizou para a University of South Wales (Austrália) em 2011.

Melody explicou à Gizmag que “para evitar os problemas associados a uma exposição prolongada aos ultrassons, impôs ao seus aparelho um limite de frequência de 10 MHz, e um tempo de visualização diário máximo de 20 minutos”. O controle destas especificações de segurança seria monitorizado pelo próprio equipamento.

Graças a este conceito, que Melody pretende comercializar através da sua empresa mPort, a designer já venceu vários prémios e distinções, como a medalha de prata no concurso A’ Award Design, dentro da categoria “Medical and scientific”, informa a designer na sua página do LinkedIn.

Fonte | Boas Notícias