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Nutrição

28 de Agosto de 2014

Gravidez no Verão – Parte 2

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Não que este Verão esteja a ser quente pois todos já percebemos que este Verão é daqueles bem discretos e envergonhados (há dias em que mais parece que estamos a entrar no Outono!), mas mesmo com este tempo, é na estação de mais calor que estamos.

Estar grávida nesta altura, sobretudo quando o Verão é à séria, é algo complicado para quem está a viver este estado. Mesmo com este tempo “bipolar” muitas futuras mamãs veem-se aflitas com uma série de desconfortos.

Pernas inchadas, dores nas costas, problemas em dormir são alguns dos incómodos que o calor traz a quem está à espera de bebé.

No entanto, nem tudo é mau. A época de Verão tem uma série de benefícios como o poder usar roupas mais leves e largas, calçado mais confortável e aberto. De acordo com estudos recentes, crianças que nascem no Verão são mais felizes, otimistas e com uma estrutura óssea melhor.

Mas como pode combater estes desconfortos?

Relativamente à alimentação, embora o calor reduza o apetite deve continuar com uma dieta equilibrada e que assegure as suas (e as do seu bebe) necessidades alimentares.

Opte por refeições mais leves como, por exemplo:

Pequeno-almoço: iogurte + fruta + granola.

Almoços e jantares: saladas. Ou seja, legumes / verduras variadas acompanhadas com massa ou arroz ou batata-doce ou leguminosas e proteína (frango, atum, …); gaspacho; sopas frescas. Isto porque as grandes refeições obrigam o organismo a trabalhar mais e durante mais tempo, o que acabará por gerar mais calor.

Para os intervalos: escolha alimentos ricos em fibra, especialmente verduras (cenoura crua, palitos de aipo), frutas frescas e gelatinas. As frutas da época são escolhas perfeitas porque além de muito variadas contém um alto conteúdo em líquidos.

Minimize as quantidades de sal que fazem com que aumente a sua retenção de líquidos. Desta forma, evite os molhos, o marisco e pratos principais como guisados…

Se costuma suar muito com o calor, tenha atenção e veja se bebe água suficiente. Nos dias de maior calor a perda de líquidos é mais elevada devido à transpiração. Nestas situações, é importante repôr constantemente o líquido eliminado consumindo água continuadamente.

Procure não abusar das bebidas ricas em açúcar, como os refrigerantes (com ou sem gás), prefira sumos naturais ou granizados sem açúcar, por exemplo.

O melhor é beber 1,5L de água por dia tendo como objetivo reforçar a função dos rins, favorecer a circulação do sangue e eliminar as toxinas. Ao beber água o sangue distribui melhor os nutrientes, limpa o organismo, regula a temperatura corporal e evita a obstipação.

Apesar de a água ser sempre a mais natural e melhor alternativa, os sumos de fruta, os batidos, as bebidas isotónicas e os iogurtes líquidos têm também uma enorme capacidade de hidratação.

Lembre-se que está comprovado que a temperatura mais quente aumenta a sensação de alegria e de bem-estar e que os dias mais longos permitem ter mais tempo para se fazer planos, namorar, passear mais com a familia, com os amigos… aproveite muito porque infelizmente o Verão passa a voar e depois… voltam os dias frios e cinzentos.

Aproveite o Verão, tome conta de si e do seu bebé e viva esta estação do ano tão feliz como se sente!

Dra. Iara Rodrigues

Nutricionista