Atualidade

20 de Junho de 2014

Gravidez: Descoberto fenómeno que dá origem ao parto

Um grupo de investigadores australianos descobriu o fenómeno responsável pelo desencadeamento do trabalho de parto em humanos. O feito pode levar ao desenvolvimento de novos medicamentos para induzir o parto e poderá também abrir caminho para travar os nascimentos prematuros.

O anúncio foi feito através da revista ‘Nature Communications’, segundo a qual a descoberta promete resolver um dos maiores mistérios da biologia humana: aquilo que desencadeia o trabalho de parto após as cerca de 40 semanas de gravidez.

Os investigadores analisaram o útero de 70 mulheres grávidas e encontraram um canal que envia estímulos elétricos dando origem às contrações do parto. Este canal não funciona de forma adequada em mulheres com excesso de peso, o que conduz a elevadas taxas de cesarianas neste grupo de mulheres.

As conclusões da equipa (que contou com investigadores da Monash University, do Royal Women’s Hospital, da University of Melbourne e do Hunter Medical Research Institute) apresentam-se como um importante passo para perceber de que forma a proteína é libertada para contrair o útero.

Com base neste estudo pretende-se, agora, encontrar alternativas para as cesarianas perigosas em parturientes com peso a mais ou obesas, desenvolvendo novos medicamentos para induzir o parto.

No caso das mães com excesso de peso, por exemplo, os investigadores afirmam, em comunicado de impresa, que não produzem o suficiente da molécula de proteína para iniciar a reação em cadeia.

Além disso, a proteína descoberta poderá ajudar, no futuro, a evitar os nascimentos prematuros, impedindo que este estímulo surja antes da altura desejada.

Saiba mais sobre este estudo AQUI.

Fonte | Boas Notícias