Espaço Família | Como Cresceram

Internet & Tecnologia

3 de Junho de 2014

Férias de Verão: Navegação segura nos tempos livres

O tempo livre está a chegar com as férias de Verão. Com a chegada dos tempos livres, é natural que surjam mais oportunidades para o seu filho navegar na Internet, seja a conversar, a ouvir música ou até a jogar.

No entanto, existem alguns riscos para os quais os pais devem estar preparados. Por exemplo, não monitorizar as relações que os seus filhos estabelecem na Internet com outros utilizadores pode trazer consequências negativas, pelo que deve estar presente na vida online dos seus filhos e os alertar e educar para os perigos deste mundo virtual.

Destacamos quatro dos principais locais onde os menores estão expostos aos riscos da Internet:

1) Motores de pesquisa

Os sistemas de procura podem, de acordo com a pesquisa em causa, apresentar resultados inapropriados para os mais jovens, levando-os a aceder a conteúdos inadequados e pouco aconselhados. Nesse sentido, deverá utilizar as ferramentas disponíveis nos motores de busca para bloquear determinados conteúdos.

2) Redes Sociais

Os jovens gostam de interagir com amigos e conhecidos nas redes sociais. Neste sentido deverá ter algum controlo sobre o grau de exposição que os seus filhos têm online.

3) Mensagens Instantâneas

A seguir às redes sociais, as mensagens instantâneas são o segundo maior sistema de comunicação entre os mais jovens. Em chats, é comum existir muita publicidade para serviços de caráter sexual ou outros igualmente inapropriados para os mais jovens. Poderá proteger os utilizadores desta publicidade sendo mais seletivo no tipo de chats que utilizam, bem como no tipo de aplicações que utiliza para bloquear as publicidades online.

4) Correio Eletrónico

Atualmente a maioria dos serviços de correio eletrónico já adotaram sistemas de filtragem de spam. É possível configurar o filtro de mensagens para bloquear mensagens com determinados parâmetros (seja o endereço ou o domínio do remetente, o assunto, conteúdo do email, entre outros).

O Centro Internet Segura dá-lhe ainda algumas dicas para transmitir aos mais jovens:

-Não aceitar pedidos de amizade de desconhecidos, através das redes sociais;

-Nunca fornecer dados pessoais e de contato a pessoas que não conhecem ou confiam;

-Não indicar quando estão sozinhos ou em que lugares planeiam estar;

-Não marcar encontros com desconhecidos ou até com conhecidos, sem antes informar um adulto responsável;

-Não publicar o endereço de correio eletrónico em nenhum fórum, comunidade ou rede social, uma vez que o endereço pode ser capturado por serviços de spam;

-Ignorar links ou mensagens que oferecem dinheiro fácil, produtos de graça ou nos pedem informações para confirmar a nossa identidade.

Relembramos que é importante manter um diálogo aberto com os seus filhos. Desta forma eles vão saber que podem confiar em si quando tiverem algum problema ou dúvida.

Navegue em Segurança!

 

Nuno Moreira

Coordenador do Centro Internet Segura na Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Segurança Online

logo_internet_segura