Mães e Pais na 1ª Pessoa

Férias: conseguir desligar… até o telefone!

Confesso que a tecnologia faz parte do meu dia-a-dia como um bem essencial. Entre reuniões e a correria característica de um dia de trabalho, o meu telefone permite-me estar em todo o lado e é o meu companheiro! Nem sempre foi assim, fui uma adepta de gadgets tardia, até que percebi que são facilitadores da nossa vida, na organização, planeamento, capacidade de resposta. E para quem tem vários projectos, a gestão torna-se mais fácil com estes nossos amigos!

Mas a grande questão é: ” e nas férias como se desliga a cabeça e…o telefone?” É fundamental conseguirmos D-E-S-L-I-G-A-R!!

Tive algumas férias em que desligar a cabeça e o telefone era quase impossível. sempre atenta aos emails. Se é saudável? não.  Se é justo para com quem está connosco? não.  Se o fazemos conscientemente? não…. é quase como algo que nos está no sangue, não conseguia desligar totalmente e usufruir totalmente dos momentos com a familia e amigos, relaxar, respirar fundo… muitas mulheres compreenderão…. a exigência, a competitividade, o email acaba por ser o cordão umbilical com o trabalho, nas férias.

Aprendi com a experiência que recarregar baterias é tão importante como uma boa organização no trabalho, torna-nos mais produtivas, atentas.

IMG_2844

Por isso, deixo-vos algumas dicas para que o ” nosso” amigo esteja presente nas nossas férias mas de forma positiva:

      • Deixe uma mensagem  de “out of office” com indicação de email de colega que possa resolver situações urgentes.
      • Se possível em viagem utilize apenas o telefone pessoal, deixe o telefone profissional em casa, a descansar!
      • Enquanto estiver na praia ou a relaxar,aproveite ter o seu ” amigo” para ver as aplicações de revistas, jornais ou até mesmo livros. No telefone ou tablet sou fã de leitura!
      • Ouça Música, dá-nos vida! põe-nos bem-dispostas e não há nada melhor que um dia de praia cheio de boa onda! Sou fã do Spotify.
      • Faça um álbum da sua viagem ou férias. Adoro ver e rever as viagens, os momentos , as pessoas… aproveite o seu telefone e faça muitos vídeos e fotografias com a família, os filhos, os amigos… vai adorar rever estes momentos!
      • As férias são também óptimas alturas para fazermos o balanço de um ano, dos nossos hábitos de vida. planear fazer mais desporto, mudar a alimentação, cuidar mais de nós, ver as tendências. Existem imensas apps para nos ajudar nesta tarefa. Estando grávida sigo diariamente a Pregnant + e várias apps de exercícios diários na gravidez.
      • Ainda não aderi, mas se por acaso já segue os Pókemons, aproveite e faça caminhadas com amigos e família em busca destes amiguinhos! Os miúdos vão adorar!
      • O telefone é também um óptimo aliado quando procuramos restaurantes em férias, gps para conhecer cidades ou simplesmente ter jogos à mão para entreter os miúdos.

Vou-lhe confessar um segredo meu, guardo sempre 30 minutos ao fim da tarde , dia sim dia não, para “espreitar” emails profissionais. Assim, vou seguindo tudo o que se passa. Mas atenção, confirme que quem mais gosta não sente essa ausência, afinal férias são férias e… o mais importante é estarmos  inteiras com a família e amigos!

 

DSC_5220 - Version 2

Joana Tudela Poiares

Blog | A Minha Barriga de Amor

v