Espaço Família | Como Cresceram

Opinião

15 de Julho de 2015

Férias: Como lidares com os teus pais!

db9ae2f4dc2a773e168c4aa07eada20a

Assim como tu, os teus pais também precisam de férias.

O ano foi duro, as notas deles já saíram e a avaliação também. Existe a possibilidade de a avaliação deles ter vindo juntamente com a tua pauta. Por vezes os pais são tontos, eu sei, e avaliam-se pelas coisas menos importantes, mas não te preocupes, ainda tens uns quantos anos para os educares.

Alguns pais gostam de dormir até tarde, outros não, mas tu conheces os teus pais melhor que ninguém , pelo que, ao fim deste tempo todo, já sabes claramente se eles são dos que acordam mal dispostos quando dormem pouco ou daqueles que gostam de competir com o cantar do galo, seja como for, tenta que eles descansem o necessário, caso contrário, tu é que não terás descanso durante o dia.

Não te preocupes muito com os horários das refeições nas férias, nem com a nutrição dos teus pais, eles vão fazer algumas escolhas mais calóricas e mais desgraçadas, mas eles precisam disso. Ah, e se no restaurante te perguntarem “o que é que queres comer?”, responde com outra pergunta”o que é que me deixas comer?” vais ver como ficam embevecidos e ganhas margem para pedir o que quiseres.

Alguns pais vão tentar que vás para a cama à mesma hora ou no máximo um bocadinho mais tarde. Nunca saberás se é porque não querem que percas os hábitos ou se porque eles precisam de estar um bocadinho a dois. Ambos são motivos nobres, tenta respeitar.

Os pais querem divertir-se. Deixa-os fazer coisas tontas. Nesta altura do ano é possível que vejas os teus pais a ter comportamento que te pedem para não teres. Eles fazem de propósito, é um teste só para veres se estás atento e se aprendeste os valores que te estão a tentar passar.

Os pais esperam que te portes bem, porque estás e porque estão de férias, tenta colaborar, ou seja, se por exemplo, estiveres aborrecido com o local para onde te levaram, mostra-te pelo menos agradecido (sobretudo se fores adolescente).

Eu sei que farás e darás o teu melhor, passas tão pouco tempo com eles que já sabes que a tua infância vai passar a correr, e que só tens para aí uns 12 anos para construíres memórias de uma infância feliz.

Apesar de esquecidos, eles também sabem, repara como a infância deles passou a correr, já têm filhos e tudo.

Sempre que possível ajuda os teus pais a abrandarem o ritmo, lembra-lhe que estão de férias, todos.

Boa sorte, espero que os teus pais se portem bem estas férias!

PS: caso isso não aconteça, abre-lhes bem os olhos e diz com tom intimidatório “se continuam assim vamos já para casa e esta foi a última vez que viemos de férias”. Pode ser que com os adultos, resulte.

Cristina Nogueira da Fonseca

FF-LOGO