The Blog

Agenda

09.04.2016 | Vem sonhar o nosso mercado

Mercado Municipal de Amarante
9 de Abril de 2016

Para Quem:3-6 anos | 6-12 anos | Toda a família | mais de 12 anos

Onde:Mercado Municipal de Amarante
Quando:09 de Abril de 2016

Crianças e adultos vão “sonhar” o Mercado Municipal de Amarante no dia 9 de Abril. 

Nestes dois dias são eles que vão partilhar as suas ideias sobre o Mercado e são eles que vão poder projetar, desenhar, colorir, enfim, “sonhar” um novo Mercado Municipal.

“Partilha o que sabes sobre o Mercado Municipal de Amarante e diz o que gostavas que ele tivesse para ser o melhor do Mundo!” – é com base neste desafio que a 02 e 09 de abril, os amarantinos, crianças e famílias, são chamados a pensar e a partilhar ideias para um novo Mercado Municipal, numa actividade que vai decorrer das 10h às 18h.

A atividade “Vem sonhar o nosso Mercado” terá dois momentos distintos. No dia 02 de abril, será realizada a divulgação da atividade a desenvolver. O público será abordado através do contacto direto na via pública e incentivado à participação imediata com a partilha de ideias, em formato de post-it, sobre uma imagem “em construção” do Mercado. Será feito o apelo à inscrição na atividade do dia 09 de abril, como forma de dar continuidade à sua participação no debate sobre o «melhor Mercado do Mundo»!. A atividade é gratuita mas requer inscrição no posto de turismo da Amarante ou na recepção da autarquia.

As atividadades que serão desenvolvidas baseiam-se na oficina “Curativos Urbanos by ArkiPlay”, onde os participantes são convidados a executar curativos (pensos rápidos) ou smilies à escala dos edifícios para classificarem e denunciarem o que é preciso melhorar. Evidencia-se assim a capacidade que cada um tem de agir sobre o que são as “feridas do Mercado Municipal de Amarante” para promover a sua “cura”, explorando o seu espaço através de um percurso livre e divertido.

Nesta fase, todo o Mercado, interior e exterior, será utilizado para o desenrolar da atividade, documentando-se os percursos realizados através de um “mapa afetivo” de grupo.

Depois do percurso, cada participante é convidado ainda a fazer um desenho ou escrever um breve texto sobre como gostaria de solucionar um dos locais que assinalou.

A iniciativa pretende colocar os participantes em contacto com a arquitetura do edifício do Mercado de Amarante, de uma forma lúdica e divertida, e desenvolver a capacidade crítica, a criatividade e a capacidade de intervenção, e alertando a todos para a responsabilidade que partilham na manutenção dos espaços públicos do seu município.

Estes são alguns dos propósitos desta atividade protagonizada pela ArkiPlay, um projeto social da empresa penas+villa arquitetos lda, que conta com o apoio da Fundação EDP e do IES-SB.

No dia 04 de abril há também atividades, mas neste dia serão dedicadas às escolas do Município.

Preço:Gratuito

uma sugestão

Outros Eventos

A nossa história começa na família.