Agenda

04.10.2014 | UM RIO, UM CASTELO, UMA CANOA E MUITA DIVERSÃO

Castelo de Almourol
4 de Outubro de 2014 a 5 de Outubro de 2014

O Castelo de Almourol é um dos mais emblemáticos de Portugal. No meio do rio Tejo, transpira mistério e aventura.

Com um ar majestoso, mesmo no meio do rio, o Castelo de Almourol é muito antigo, mais antigo que Portugal. A forma mais espetacular de lá chegar é de barco, a partir do rio Tejo. Para os mais novos e pais aventureiros, será inesquecível fazer a descida de rio em canoa.  Várias empresas, a partir de Constância ou de Vila Nova da Barquinha, promovem esta descida de rio com todo o equipamento necessário e seguro para que o passeio seja um descanso. Na descida do rio é comum ver os saltos que as fataças dão mesmo ao nosso lado. Devemos manter-nos alerta, pois quase sempre este peixe dá mais três a cinco saltos. É uma diversão!

O ideal é fazer a descida do rio da parte da manhã, altura em que o tempo está mais agradável.

Sugerimos almoçar perto Castelo, no Restaurante Almourol, onde as iguarias tradicionais foram adaptadas para menu infantil. Uma experiência a não perder.

Depois de almoço vale a pena ir a Constância que está mesmo ali ao lado, na junção entre o Tejo e o rio Zêzere. A povoação é uma delícia de se ver, pelas suas ruas, as casas e os jardins, como que suspensos sobre os dois rios. Diz-se que Camões viveu em Constância durante algum tempo e que foi nas suas margens que se inspirou para escrever algumas das suas obras. Por isso, existe em Constância o Jardim Horto de Camões, muito bonito, onde cerca de 52 espécies botânicas referidas pelo poeta na sua Lírica e em Os Lusíadas nos transportam às terras do oriente bem como aos quatro cantos do mundo por onde os portugueses andaram.

À tarde, uma excelente opção é descobrir o Parque Ambiental de Santa Margarida e visitar o Borboletário Tropical, um espaço vivo ocupado por vegetação exuberante e borboletas tropicais.

Para passar a noite sugerimos a Quinta de Santa Bárbara, um lindíssimo solar com todos os requintes e não exageradamente caro.

No domingo, e antes de rumar a casa, não deixe de ir com os mais pequenos ao novo Centro Integrado de Educação em Ciências, na Barquinha. Será um dia bem passando a brincar e a aprender com a Ciência de uma forma divertidíssima. Há tantas experiências que o melhor é lá ir e ver tudo mas como aperitivo fiquem, a saber que é possível brincar sobre o Castelo e Almourol e experimentar peças de vestuário ou acessórios de uma determinada época disponíveis no “armário do tempo”. Que tal? Divertido, não?

uma sugestão:

E&O_quadradoCMYK

 

Outros Eventos