The Blog

Agenda

21.05.2016 | Shark Weeks no Sea Life

Sea Life Porto
21 de Maio de 2016 a 22 de Maio de 2016

21 e 22 de Maio  | Porto | Exposições

Para Quem:0-2 anos | 3-6 anos | 6-12 anos | Toda a família | mais de 12 anos
Onde:Sea Life Porto
Quando:21 de Maio de 2016 a 22 de Maio de 2016

As Shark Weeks estão de volta ao SEA LIFE Porto até dia 29 de Maio. As próxima atividades decorre no próximo fim de semana, 21 e 22 de Maio.

São o centro das atenções quase sempre pelos piores motivos. Mas desta vez, no SEA LIFE Porto, os tubarões são os protagonistas por uma boa razão. Durante as “Shark Weeks”, o argumento é a educação para a preservação do meio ambiente e o Homem é o vilão.

De 14 a 29 de maio, o SEA LIFE Porto celebra as “Shark Weeks”. Durante as duas semanas, vai ser desenvolvido um vasto conjunto de atividades que pretende desmistificar todos os mitos e medos criados à volta do tubarão.

Eles podem ser carnívoros e vorazes predadores. Algumas espécies têm inclusive um ar muito ameaçador. Mas convém lembrar que a sua dieta privilegia peixes, crustáceos, aves e tartarugas. Os seres humanos são muito pouco apetecíveis para os tubarões, ao contrário do que os filmes podem dar a entender.

Por sua vez, o Homem coloca muito mais em perigo a sobrevivência dos tubarões do que o contrário. Anualmente são capturados, em todo o mundo, cerca de 100 milhões de tubarões. E esta realidade não nos é distante, já que Portugal está entre os 10 países da Europa que mais pesca estes animais! Por outro lado, calcula-se que apenas 5 a 10 pessoas por ano sejam vítimas de ataques de tubarão.

A proteção da espécie é, por isso, o mote das “Shark Weeks”, onde vai também ser divulgado o abaixo-assinado “Vamos parar a pesca ilimitada de tubarões”, com o objetivo de sensibilizar os visitantes para serem signatários em defesa da pesca consciente e controlada.

“A educação para a necessidade de proteger os oceanos e as suas criaturas é um dos principais objetivos do SEA LIFE Porto. Para isso, queremos aumentar a quantidade de informação que as crianças têm sobre estas criaturas. Quanto maior o conhecimento, maior o respeito e menor o receio. Isto, claro, através de atividades divertidas como: oficinas, jogos, brindes e muita interação com os aquários. Assistir à alimentação dos tubarões, duas vezes por dia, é, por isso, um dos pontos fortes”, esclarece Rui Ferreira, diretor do SEA LIFE Porto.

As atividades relativas às “Shark Weeks” são todas gratuitas, sendo apenas necessário pagar o bilhete de entrada. Há também programas especiais para as escolas.

No SEA LIFE Porto residem 9  tubarões, de cinco espécies distintas. Entre estas, encontram-se o Tubarão-pontas-negras, o Tubarão-de-Port-Jackson, o Tubarão-viola, o Tubarão Bambu Cinzento e o Tubarão Bambu Pintas Brancas.

 

Programação:

  • Dia 21: Oficina Garrafas Sensoriais Tubarões – construção de garrafas sensoriais de tubarões, com efeitos calmantes
  • Dia 22: Oficina Pinturas Faciais – pinturas faciais com tubarões
  • Dia 28: Oficina Pinturas Faciais – pinturas faciais com tubarões
  • Dia 29: Oficina Tubarão Reciclado – criação de fantásticos tubarões a partir de rolos de papel higiénico
Onde: Sea Life Porto, 1ª Rua Particular do Castelo de Queijo, Porto
Quando: De 14 a 29 de Maio
Para: Toda a família
Mais Informações: Sea Life Portugal | Sea Life Portugal no facebook

uma sugestão:

Logo Pumpkin - vectorial

Outros Eventos

A nossa história começa na família.