The Blog

Agenda

13.02.2016 | PLAY – Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil de Lisboa

Para Quem:0-2 anos | 3-6 anos | 6-12 anos | Toda a família | mais de 12 anos
Onde:Cinema São Jorge
Quando:13 de Fevereiro de 2016 a 21 de Fevereiro de 2016

3ª Edição PLAY – Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil de Lisboa, de 13 a 21 de Fevereiro de 2016 no Cinema São Jorge, em Lisboa.

O ​FESTIVAL PLAY ​volta a Lisboa para a sua 3ª edição, embalado pelo sucesso do último ano, que se traduziu em mais de 9 mil espectadores. De 13​ a 21 de Fevereiro,​ o cinema infanto­juvenil volta às salas do Cinema São Jorge e da Cinemateca Júnior, para mais uma degustação das melhores curtas e longas­metragens vindas de todo o mundo, num programa que agradará a todas as faixas etárias.

Não faltarão também os habituais ateliers, encontros com profissionais e apresentações, que durante o Festival tomam um destaque especial na nossa programação.

E porque o cinema e a música andam de mãos dadas, apresentamos este ano um evento muito especial ­ uma sessão de cinema com música ao vivo pela ​Rita Redshoes​. Uma oportunidade única de ver o filme O Balão Vermelho de 1956 realizado por Albert Lamorisse, vencedor de um Óscar para melhor argumento original e da Palma de Ouro em Cannes. O filme será exibido com música original tocada ao vivo no dia 20 de Fevereiro.

Também na Cinemateca Junior haverá uma sessão muito especial dedicada ao realizador George​ Méliès.​ Onde os mas novos poderão assistir a verdadeiras raridades da história do cinema. Com acompanhamento de piano tocado ao vivo, o jovem público poderá assistir, por exemplo, a ​Viagem à lua ​(1902), na sua versão pintada à mão, numa cópia recentemente restaurada.

Para além das concorridas sessões​ para bebés com entrada livre, destacamos também duas longas­metragens : ​O Inventor de Jogos​, uma aventura muito para além da imaginação. E LANDFILL HARMONIC­ Uma Orquestra Muito especial​, a história da Orquestra Reciclada de Cateura, um grupo musical de jovens do Paraguai, que vivem ao lado de um dos maiores aterros da América do Sul e cujos instrumentos são feitos inteiramente de lixo. Quando a sua história se torna viral, a orquestra é catapultada para a ribalta.

A destacar ainda a imagem oficial desta edição criada pela ilustradora ​Tina Siuda​, ilustradora polaca que tem desenvolvido o seu trabalho em Portugal, colaborando em revistas, jornais e livros infantis. http://cargocollective.com/tinasiuda/

O PLAY conta mais uma vez como patrocinador principal com a MISSÃO UP – o projecto educativo da Galp Energia, e mantém a co­produção com o Cinema São Jorge/EGEAC e o apoio da Câmara Municipal de Lisboa.

FILMES

O BALÃO VERMELHO ­ Le Ballon Rouge 

Albert Lamorisse | 1956 | França Sem diálogos

Oscar de Melhor argumento Original, Prémio Louis­Delluc, Prémio BAFTA de Cinema: Prémio Especial A história de um rapaz que encontra um balão, ou será que é o balão que encontra um rapaz? Juntos, irão percorrer as ruas de Paris e viver grandes aventuras.

LANDFILL HARMONIC ­ Uma Orquestra Muito Especial

Brad Allgood, Graham Townsley | 2015 | EUA | Paraguai, Noruega, Brasil Falado em Espanhol com Legendas em Português

A história da Orquestra Reciclada de Cateura, um grupo musical de jovens do Paraguai, que vivem ao lado de um dos maiores aterros da América do Sul. Esta orquestra improvável toca música em instrumentos feitos inteiramente de lixo. Quando a sua história se torna viral, a orquestra é catapultada para a ribalta . Com a orientação do seu Maestro, eles viajam neste novo mundo de arenas e concertos esgotados. Mas quando um desastre natural devasta a sua comunidade, a orquestra é uma fonte de esperança para a cidade. O filme é um testemunho do poder transformador da música e da fabulosa resistência do espírito humano.

O INVENTOR DE JOGOS ­ The Games Maker

Juan Pablo Buscarini | ​Argentina, Canadá, Itália Falado em Inglês com Legendas em Português

Ivan Drago tem uma nova paixão: jogos de tabuleiro. Este ​hobby transporta­o para o fantástico e competitivo mundo da invenção de jogos, onde conhece o inventor Morodian (Joseph Fiennes), que há muito tempo deseja destruir a cidade de Zyl, criada pelo avô de Ivan. Para salvar a sua família do vilão, Ivan deve descobrir o que significa ser um verdadeiro Inventor de Jogos.

SESSÕES CINEMATECA

Sáb. [13] 15h00

CRIN­BLANC | Crina Branca de Albert Lamorisse com Alain Emery, Pascal Lamorisse, Laurent Roche, Frank Silvera

França, 1953 – 38 min | legendado eletronicamente em português

LE BALLON ROUGE | O Balão Vermelho de Albert Lamorisse com Pascal Lamorisse, Georges Sellier, Vladimir Popov França, 1956 – 34 min | legendado eletronicamente em português

Duração total da sessão: 72 minutos

As duas curtas­metragens de Albert Lamorisse dos anos Cinquenta estão associadas à infância: CRIN­BLANC (Palma de Ouro de curta­metragem em Cannes 1953), foi filmado nas margens do rio Camargue como a fábula de um rapaz que doma um cavalo branco.

LE BALLON ROUGE é uma história de bairro (o parisiense Ménilmontant, nos anos cinquenta) e segue a personagem de um miúdo pelas ruas de Paris, onde um balão vermelho se torna motivo de ciúmes. Em 1960, Lamorisse filmou a continuação deste filme realizando LE VOYAGE EN BALLON, e foi também LE BALLON ROUGE a inspiração de Hou Hsiao­Hsien para o seu filme de 2008, LE VOYAGE DU BALLON.

15h00 – SESSÃO ESPECIAL GEORGES MÉLIÈS

CENDRILLON 

França, 1898  – 6 min | cor e p/b

SORCIER, LE PRINCE ET LE BON GENIE

França, 1900  – 2 min| p/b

EXCELSIOR !

Franca, 1901 – 3 min | p/b

DANSEUSE MICROSCOPIQUE

França, 1902 – 2 min | p/b

TAMBOURING FANTASTIQUE

França, 1908 – 6 min | p/b

VOYAGE DANS LA LUNE

França, 1902 – 13 min | p/b

LE VOYAGE  DE GULLIVER A LILLIPUT ET CHEZ LES GEANTS

França, 1902 – 4 min | cor

VOYAGE TRAVERS L’IMPOSSIBLE

França, 1902  ­  20 min | cor

A LA CONQUÊTE DU PÔLE

França, 1912 – 13 min | p/b

França 1898 ­1912 | Duração total da sessão:  60 minutos

Filmes mudos | M/6

Acompanhamento ao piano por FILIPE RAPOSO

Uma hora através da obra literalmente maravilhosa de Georges Méliès poderia ser intitulado

“Viagem Através do Impossível”, que é o título de um dos seus filmes mais belos.

Se o cinema nasceu “realista” com os Lumière, conheceu de imediato um segundo caminho com Méliès, que foi o inventor do cinema de fantasia e dos efeitos especiais. Ilusionista e prestidigitador, Méliès que trabalha com uma precisão extrema, realizou várias dezenas de filmes em que os objectos se animam, as pessoas aparecem e desaparecem, voam, vão à lua ou ao fundo do oceano.

Com uma imaginação riquíssima e imenso humor, Méliès foi sem dúvida o primeiro artista da história do cinema.

Onde: Cinema São Jorge, Lisboa
Quando: De 13 a 21 de Fevereiro de 2016
Para: Toda a família
Mais Informações: PLAY – Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil de Lisboa

PLAY – Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil de Lisboa no Facebook

ms_35729

Uma sugestão:

barrigas de amor logo

Outros Eventos

A nossa história começa na família.