Agenda

24.05.2015 | MINI NOS Primavera Sound

Parque da Cidade, Porto
24 de Maio de 2015

Para Quem3-6 anos | 6-12 anos | Toda a família | mais de 12 anos

OndeParque da Cidade, Porto

Quando24 de Maio de 2015 | A partir das 14:00

O MINI NOS Primavera Sound, que tem lugar no dia 24 de Maio, domingo, no Parque da Cidade no Porto, vai contar com os concertos de B Fachada, Clã e Noiserv, num formato pensado para os mais pequenos.

Para além dos concertos, haverá igualmente diversas actividades didáticas sempre com a música como pano de fundo. Casa da Guitarra, Holy Nothing & Rui Monteiro, Melopeia e Missom Baquetas vão ser os protagonistas de workshops, jogos e outras experiências enriquecedoras que vão tornar este dia inesquecível.

A pensar na comodidade e bem-estar das famílias, o MINI NOS Primavera Sound conta com o Espaço Conforto, uma tenda onde pais e filhos podem repousar e conviver abrigados do sol. Os carrinhos de bebés, triciclos e as bicicletas podem ser deixados em segurança num parque pensado para o efeito.

O MINI NOS Primavera Sound tem início às 14h e a entrada é livre.

Para mais informações consulte o site do NOS Primavera Sound

CONCERTOS:

B Fachada

B Fachada é um dos autores e interpretes mais carismáticos da canção lusófona contemporânea. Após o ritmo frenético da produção de discos e dos concertos ao vivo que o fizeram correr Portugal de lés a lés, e que contribuíram para que fosse uma das vozes mais ouvidas e seguidas da sua geração, B Fachada cumpriu um ano sabático em 2013, tempo em que maturou ideias e traçou caminhos para continuar a quebrar barreiras do pensamento e linguagem musical.  Ao longo da sua carreira colaborou com um número impressionante de músicos, desmultiplicando-se  no papel de músico, produtor e compositor. Ao MINI NOS Primavera Sound, B Fachada traz ‘É pra meninos’, o disco de canções para crianças que conta com a colaboração de Lula Pena.

Clã

Em 2011, no palco do Teatro Municipal de Vila do Conde, os Clã estrearam Disco Voador – um espectáculo para supernovos. Respondiam assim ao desafio lançado pelas CURTAS de Vila do Conde, para inaugurar o Festival ESTALEIRO com um concerto para crianças. Feito integralmente de canções originais (a grande maioria, música de Hélder Gonçalves para as palavras de Regina, com excepção de dois temas com letras de Carlos Tê), o espectáculo foi recebido com grande entusiasmo pelo público e imprensa.

Seguiu-se a gravação em estúdio das novas canções e a edição do álbum Disco Voador no final de Abril desse mesmo ano, tendo o disco atingido o galardão de Disco de Ouro e os seus dois singles – Os Embeiçados e Asas Delta – sido grandes sucessos de rádio. A digressão do Disco Voador atravessou todo o país, com presença em teatros e auditórios, mas também em palcos de festivais e outros eventos ao ar livre. A par dos concertos, eram feitas, sempre que possível, oficinas em escolas nas inúmeras cidades por onde passava a digressão, levadas a cabo pela cantora e pelo compositor dos Clã.

A aventura do Disco Voador terminou, naturalmente, em 2013 para a construção de mais um álbum de originais da banda – Corrente, editado na Primavera de 2014 – e a apresentação em palco de nova digressão. Agora, a propósito da primeira edição do MINI NOS Primavera Sound, os Clã regressam ao universo das canções para supernovos de todas as idades e voltam a embarcar no seu Disco Voador.

Noiserv

Criado em meados de 2005 pelo músico David Santos, Noiserv tem vindo a afirmar-se como um dos mais criativos e estimulantes projetos musicais surgidos em Portugal na última década. O seu percurso tem sido marcado pela criação de canções intimas, capazes de despertar memórias intricadas entre a realidade e o sonho.

No currículo conta com o bem sucedido disco de estreia “One Hundred miles from thoughtlessness” (2008), o EP “A day in the day of the days” (2010) e mais de quatro centenas de concertos em palcos nacionais e internacionais. Em 2014 a SPA (Sociedade Portuguesa de Autores) premiou Noiserv com o prémio de melhor disco de 2013, à custa de “Almost Visible Orchestra”. O concerto do MINI NOS Primavera Sound vai mostrar o carácter multifacetado de Noiserv, o homem-orquestra, numa sucessão de processos simples e hipnóticos capazes de cativar miúdos e graúdos.

PROGRAMAÇÃO EXTRA

Casa da Guitarra

A Casa da Guitarra é uma loja e fábrica de instrumentos. Por lá já passaram ilustres músicos que ficam rendidos à qualidade dos seus produtos. No MINI NOS Primavera Sound, a Casa da Guitarra vai mostrar aos participantes os vários momentos do processo de fabrico de guitarras bem como de outros pequenos instrumentos didáticos construídos com fósforos, elásticos e pauzinhos de gelado. As crianças poderão igualmente participar num atelier de Ukeleles onde serão incentivadas a tocar e a fazer brincadeiras melódicas orientadas por animadores especializados.

Holy Nothing & Rui Monteiro

Na iminência do lançamento do álbum de estreia, os Holy Nothing (projecto de electrónica do Porto), abandonam momentaneamente o palco para, em colaboração com o artista plástico Rui Monteiro (que tem no seu curriculum trabalhos com o encenador Robert Wilson e com o realizador Jim Jarmush), criar uma instalação artística participativa que convida o público jovem a ocupar o lugar de performer.

Um cenário mutável, construído por luz e som, no qual o habitual espectador controla a cadência evolutiva do espectáculo. É um convite para os mais novos perceberem de perto esta viagem audiovisual que são os concertos da banda. Viagem repleta de sintetizadores, drum machines, spot lights, ao dispor de quem com elas quiser interagir.

Melopeia

O projecto Melopeia convida os participantes a integrar uma orquestra sonora, procurando explorar de forma lúdica o prazer de cantar a várias vozes e combinar diferentes padrões rítmicos em busca de uma textura musical singular e original.

No MINI NOS Primavera Sound a oficina terá como tema a Primavera, tema que depois será objecto de uma abordagem e exploração musical: partindo das sensações e participação de cada um, vão-se desmultiplicando camadas sucessivas de sons, melodias, ritmos e movimentos, que convergem para um universo musical maior do que a soma dos vários componentes.

Pretende-se que a música seja abordada de forma descomprometida, através dos conceitos mais primários e próximos dos participantes, construindo-se consequentemente uma trama musical de criação conjunta, desbravada ao ritmo do colectivo, que ultrapassa barreiras de idade e conhecimento musical.

Missom Baquetas

A Missom Baquetas é uma das mais prestigiadas fábricas de construção de instrumentos de percussão e vai estar no MINI NOS Primavera Sound com uma banca personalizada. Para além da exposição de instrumentos nos vários momentos de produção, a Missom Baquetas vai promover um atelier de iniciação ao “Cájon” e incentivará os participantes a experimentar alguns instrumentos e baquetas que vão estar a ser fabricados por um artesão.

Nota: por se tratar de um evento ao ar livre, a realização do festival está condicionada consoante as condições meteorológicas.

Uma Sugestão:

Logo Pumpkin - vectorial

Outros Eventos