Agenda

29.06.2016 | MAAT | AGENDA | VERÃO

MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia
29 de Junho de 2016 a 16 de Outubro de 2016

O MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia é a nova proposta cultural para a cidade de Lisboa. Um museu que cruza estas três áreas num espaço de debate, de descoberta, de pensamento crítico e de diálogo internacional. Um projeto inovador que coloca em comunicação um novo edifício, desenhado pelo atelier de arquitetura Amanda Levete Architects, e a Central Tejo, um dos exemplos nacionais de arquitetura industrial da primeira metade do século XX, e um dos polos museológicos mais visitados do país.

O MAAT traduz a ambição de apresentar exposições nacionais e internacionais com o contributo de artistas, arquitetos e pensadores contemporâneos. Refletindo sobre grandes temas e tendências atuais, a programação apresentará ainda diversos olhares curatoriais sobre a Coleção de Arte da Fundação EDP.

A programação do MAAT tem início com a apresentação de quatro exposições em salas renovadas do edifício da Central Tejo. Em outubro, o novo edifício abrirá ao público com o projeto UTOPIA/DYSTOPIA, PART 1: Dominique Gonzalez-Foerster, bem como as exposições da Trienal de Arquitectura de Lisboa e The World of Charles and Ray Eames.

Programa Educativo do MAAT

O MAAT oferece um programa educativo de atividades interdisciplinares sobre arte, arquitetura e tecnologia – propostas que pretendem fomentar o pensamento criativo e novas formas de apropriação e de construção do conhecimento.

A partir das exposições do MAAT oferecemos aos nossos visitantes programas que vão ao encontro das suas expetativas criativas, de conhecimento e de lazer.

O Serviço Educativo do MAAT é um espaço de comunicação, de reflexão, de criatividade e de muita experimentação. É um ponto de encontro entre diversas disciplinas artísticas e tecnológicas, e entre diferentes idades, nacionalidades, profissões e necessidades educativas; é um espaço de aprendizagem ao serviço da sociedade que procura democratizar o acesso à cultura.

Colaboramos com os artistas, os curadores e os profissionais do museu para que os processos de trabalho sejam, também eles, um contributo para o espaço de diálogo e de fruição que aqui se quer construir.

O Serviço Educativo do MAAT disponibiliza gratuitamente, no site e na bilheteira do museu, materiais didáticos em português e em inglês para visitas e atividades autónomas em família. A programação do Serviço Educativo inclui também visitas audiodescritivas, visitas tácteis, e oficinas/workshops adaptados para públicos com necessidades educativas especiais. As visitas orientadas e as diversas atividades estão também disponíveis em inglês.

As nossas atividades e agenda estão divididas em quatro categorias:

  1. Visitas Orientadas;
  2. Oficinas Criativas (Famílias / Crianças);
  3. Workshops (para jovens e adultos);
  4. Programas Paralelos e Eventos (conversas, conferências e performances com artistas, curadores e especialistas de diferentes áreas).

Queremos ainda destacar a nossa nova programação de visitas Corporate para empresas e instituições, de oficinas pensadas para aniversários de crianças, e de residências educativas de verão para jovens.

EXPOSIÇÕES

LIGHTOPIA | Curadoria: Vitra Design Museum, Jolanthe Kugler | 29 junho – 11 setembro | Central 1

Lightopia é um projeto comissariado pelo Vitra Design Museum, em parceria com a Fundação EDP. A exposição esteve patente na sede do Vitra Design Museum, em Weil am Rhein, na Alemanha, no Espace Fondation EDF em Paris, e no Design Museum Gent, na Bélgica.

Analisando a forma como a luz elétrica revolucionou o nosso ambiente, artistas, designers e arquitetos apresentam exemplos da sua aplicação e reinvenção nos domínios da arte, design, arquitetura e muitas outras disciplinas. A exposição explora a narrativa da luz ao longo dos tempos através de importantes peças de arte e design – algumas únicas ou nunca antes exibidas – e pretende ilustrar o desenvolvimento do design e da sua tecnologia, desde os seus primórdios até às tendências mais futuristas.

O espaço expositivo divide-se em quatro partes: Viver em Lightopia; Ícones do desenho e da luz; Cor, espaço e movimento e A Luz no futuro. A exposição reúne mais de 300 obras, incluindo peças emblemáticas da coleção do Vitra Design Museum, assinadas por designers como Wilhelm Wagenfeld, Achille Castiglioni, Gino Sarfatti ou Ingo Maurer, bem como obras de aristas contemporâneos dos quais destacamos Olafur Eliasson, Troika, Chris Fraser, Daan Roosegaarde ou Joris Laarman, entre muitos outros.

 

SEGUNDA NATUREZA | Curadoria: Luísa Especial e Pedro Gadanho | 29 junho – 16 out | Central 2

A exposição coletiva Segunda Natureza representa a primeira instância de um ciclo de olhares sobre a coleção de arte da Fundação EDP intitulado Perspetivas.

A Natureza é indissociável da humanidade e esta relação tem suscitado debates pluridisciplinares, nomeadamente em torno das teorias do Antropoceno. Por outro lado, o olhar do artista é ele próprio gerador de uma segunda natureza que já não é a natureza natural, mas sim a do domínio da arte.

São aqui exibidas obras de cerca de 30 artistas, oriundos de diversas gerações, desde os anos 70 até à atualidade, que se ramificam em subtemas. Além de muitos artistas raramente trazidos a público (Fernando Calhau, João Queiroz, Luísa Correia Pereira e Michael Biberstein), a exposição apresenta ainda uma série de aquisições recentes centrais ao tema (Alberto Carneiro, Alexandre Estrela, João Grama, Mariana Marote e Pedro Vaz).

 

SILÓQUIOS E SOLILÓQUIOS SOBRE A MORTE, A VIDA E OUTROS INTERLÚDIOS | EDGAR MARTINS | Curadoria: Sérgio Mah | 29 junho – 16 out | Cinzeiro 8

Siloquies and Soliloquies on Death, Life and Other Interludes é o título do mais recente projeto do fotógrafo português Edgar Martins. A exposição surgiu no decurso de uma pesquisa no Instituto de Medicina Legal de Lisboa (IML). Ao longo de três anos, o artista realizou mais de mil fotografias e digitalizou mais de três mil negativos do vasto e extraordinário espólio do IML. Uma parte significativa destas imagens representa provas forenses, nomeadamente de objetos e de armas usados em crimes e suicídios, mas outras retratam também locais de crime, máscaras fúnebres, balas, bilhetes de suicídio e outras imagens de atividades inerentes ao trabalho do médico-legista. Porém, a par destas fotografias, Edgar Martins começou também a recuperar imagens do seu arquivo ou a produzir novas fotografias sobre outros assuntos, pensadas como contraponto visual, narrativo e conceptual.

Este trabalho marca igualmente uma transição significativa na trajetória criativa de Edgar Martins, com um conjunto mais vasto e diversificado de tipos e processos visuais – fotografias, apropriações, projeções, instalação e texto.

 

ARTISTS’ FILM INTERNATIONAL | Curadoria: Inês Grosso | Parceria: Whitechapel Gallery | 29 junho – 16 out | Sala das Caldeiras

O MAAT é a mais recente instituição a integrar o Artists’ Film International, um programa dedicado à exibição de vídeo, filme e animação de artistas de todo o mundo. Iniciado em 2008 pela Whitechapel Gallery, em Londres, este projeto é agora uma parceria global que inclui 16 entidades, que todos os anos escolhem um novo trabalho. A seleção é partilhada por todos os parceiros e exibida nos respetivos países. Deste modo, apresentam-se lado a lado artistas de diferentes gerações e nacionalidades, com práticas enraizadas no contexto político, social e cultural em que desenvolvem o seu trabalho.

Composta por uma seleção de artistas que, na sua maioria, nunca expôs em Portugal e cujos trabalhos se cruzam pela primeira vez numa exposição, e ocupando um espaço peculiar, a Sala das Caldeiras, esta mostra é o resultado de um processo curatorial que selecionou nove obras (de entre um total de 16). Os trabalhos de artistas como Eva & Franco Mattes, Igor Bošnjak, Igor Jesus, Karin Sander, Mateusz Sadowski, Rachel Maclean, Rohini Devasher, The Institute For New Feeling e Tor Jørgen van Eijk, centram-se na complexa relação entre arte e tecnologia — o tema desta edição.

 

EXPOSIÇÃO PERMANENTE

CIRCUITO CENTRAL ELÉTRICA

A Central Tejo é um exemplar único do património histórico, industrial e arquitetónico da primeira metade do século XX. Classificado como imóvel de interesse público, encontra-se hoje totalmente conservado, incluindo a sua maquinaria original.

Atualmente a Central Tejo conta a história da eletricidade, evocando o funcionamento e o ambiente de trabalho da antiga fábrica. É um dos museus mais visitados do país, com mais de 240 mil visitantes em 2015, entre os quais 50.800 alunos e professores.

No novo Circuito Central Elétrica confluem a memória tecnológica e as energias do futuro. Através do maior acervo nacional sobre a história da eletricidade em Portugal e de um conjunto de propostas expositivas que percorrem a evolução da eletricidade até às energias renováveis, disponibilizamos ao público conhecimentos fascinantes sobre este tema.

A Central pode ser visitada de quarta a segunda, das 12h às 20h, e fazer a sua marcação através do email visitar.maat@edp.pt

 

VISITAS ORIENTADAS

 

PERCURSO MONUMENTAL

CIRCUITO CENTRAL ELÉTRICA

Numa época em que já não vivemos sem eletricidade venha conhecer a fábrica que “iluminou” Lisboa – a Central Tejo! Surpreenda-se com um espaço único que alia o passado e o presente da produção energética e fique a conhecer mais sobre os fenómenos da energia e os desafios ambientais numa visita interativa!

Crianças, jovens e adultos

Sábados*, domingos e feriados > 12h00, 15h00, 17h00*, 18h30

Sem marcação

Lotação> min. 5, máx. 20

Duração> 40 min.

9€ 5€ campanha promocional até março de 2017

50% de desconto para grupos a partir de 10 pessoas

* Visita babysitting – esta visita ocorre no mesmo horário da oficina para crianças OFICINA DE LUZ.

 

PERCURSO MONUMENTAL + LABORATÓRIO DE INVENÇÕES

CIRCUITO CENTRAL ELÉTRICA

Vem conhecer a central que iluminou Lisboa e as experiências que nos ensinaram a produzir energia elétrica. Vem descobrir o que um limão e uma pilha têm em comum, como transformar vento em luz e muito mais…

Crianças >6 anos, jovens e adultos

Sábados 30 Junho, 27 Agosto e 24 Setembro> 15h00

Com marcação

Duração > 60 min.

Lotação > min. 5, máx. 20

9€ 5€ campanha promocional até março de 2017

50% de desconto para grupos a partir de 10 pessoas

 

PERCURSO SECRETO

CIRCUITO CENTRAL ELÉTRICA

Desafiamo-lo a visitar as zonas da Central Tejo habitualmente fechadas ao público. Descubra os vários andares das caldeiras, a sala dos reóstatos e do tapete de distribuição do carvão, a torre misturadora, o castelo da água, os túneis e outros segredos da central…

Famílias / público em geral > 12 anos

1.º Domingo de cada mês > 16h00

Marcação obrigatória

Duração > 1h45

Lotação > min. 5, máx. 12

15€ 9€ campanha promocional até março de 2017

50% de desconto para grupos a partir de 10 pessoas

 

À LUZ DAS COISAS

LIGHTOPIA | Central 1

Thomas Edison, quando se propôs o desafio de descobrir a luz elétrica, já estava consciente da revolução que este dispositivo causaria na vida das pessoas. Observe, num percurso histórico e simultaneamente crítico, através das obras de reconhecidos designers, arquitetos e artistas contemporâneos, como a luz, autêntico catalisador de desenvolvimento, se autonomizou do design e extravasou os seus limites.

Jovens e adultos

domingo 11 setembro > 16h30

Sem marcação

Duração> 60 min.

Lotação> máx. 20

Uma visita com Renato Santos

9€ 5€ campanha promocional até março de 2017

50% de desconto para grupos a partir de 10 pessoas

* Visita babysitting – esta visita ocorre no mesmo horário da oficina para crianças FUNCIONAR DO AVESSO.

 

POR DETRÁS DE UMA IMAGEM

EDGAR MARTINS| Cinzeiro 8

Esta visita parte da síntese de trabalhos anteriores do artista Edgar Martins para chegar ao novo projeto aqui exposto. Falaremos do tema da morte e do crime através de fotografias do artista e da documentação do Instituto de Medicina Legal em Lisboa, das questões intrínsecas à construção de uma imagem – da plasticidade da cor, luz e forma – como registo de uma identidade e de um lugar, no tempo e no espaço.

Jovens e adultos

domingo 9 outubro* > 15h30

Sem marcação

Duração> 60 min.

Lotação> máx. 20

Uma visita com Susana Anágua

9€ 5€ campanha promocional até março de 2017

50% de desconto para grupos a partir de 10 pessoas

* Visita babysitting – esta visita ocorre no mesmo horário da oficina para crianças FUNCIONAR DO AVESSO.

 

A NATUREZA (HUMANA)

SEGUNDA NATUREZA | Central 2

Descubra através das obras de pintura, desenho, fotografia, vídeo, escultura ou instalação da Coleção de Arte Fundação EDP como a natureza humana, mais do que um tema ancestral, é um objeto, um verdadeiro corpo de pesquisa da criação artística contemporânea.

Da natureza no seu estado primordial já pouco resta, tendo sido substituída pela paisagem (conceito humano) onde as marcas, vestígios no território, assinalam as inscrições da existência e da presença humana. Nesta visita, venha conhecer estas complexas ligações entre a natureza, o Homem e a arte.

Jovens e adultos

sábado 24 setembro* > 16h30

Sem marcação

Duração> 60 min.

Lotação> min. 5, máx. 20

Uma visita com Renato Santos

9€ 5€ campanha promocional até março de 2017

50% de desconto para grupos a partir de 10 pessoas

* Visita babysitting – esta visita ocorre no mesmo horário da oficina para crianças NATUREZA HUMANA.

 

A IMAGEM-MOVIMENTO

ARTISTS’ FILM INTERNATIONAL | Sala das Caldeiras

Esta visita viaja pelas questões de perceção da imagem-ação ao longo dos tempos e da sua especificidade de meios e suportes, tendo como ponto de partida o livro do filósofo francês Gilles Deleuze, A Imagem-movimento, de 1983. Através das obras expostas iremos discutir os conceitos de filme, animação e vídeo, bem como a sua relação com o espaço de exibição.

Jovens e adultos

8 outubro* > 16h30

Sem marcação

Duração> 60 min.

Lotação> máx. 20

Uma visita com Susana Anágua

9€ 5€ campanha promocional até março de 2017

50% de desconto para grupos a partir de 10 pessoas

* Visita babysitting – esta visita ocorre no mesmo horário da oficina para crianças NATUREZA HUMANA.

OFICINAS CRIATIVAS | OFICINAS PARA FAMÍLIAS

 

NÃO ACORDES O DRAGÃO

CIRCUITO CENTRAL ELÉTRICA

Será que o dragão vai acordar? Vem testar os teus nervos.

Nesta oficina construímos um circuito elétrico simples numa prova que testa a tua concentração e perícia.

Crianças > 6 anos, jovens e adultos

Domingos 24 julho, 14 agosto, 4 e 25 setembro, 16 outubro> 14h30

Marcação obrigatória

Duração> 60 min.

Lotação> min. 5, máx. 15

5€ (50% de desconto a partir da segunda inscrição família)

 

CARRINHOS SOLARES

CIRCUITO CENTRAL ELÉTRICA

Se queres estar na vanguarda do mundo automóvel, vem construir o teu carrinho movido a energia solar e testar o teu espírito competitivo numa corrida!

Crianças > 6 anos, jovens e adultos

Domingos 31 julho, 21 agosto, 11 setembro, 2 e 23 outubro> 14h30

Marcação obrigatória

Duração> 60 min.

Lotação> min. 5 máx. 15

5€ (50% de desconto a partir da segunda inscrição família)

 

A MAGIA DO ELETROÍMAN

CIRCUITO CENTRAL ELÉTRICA

Descobre o que é um Eletroíman, como se constrói e qual a sua utilidade. No fim, aplica o que aprendeste num jogo super animado!

Crianças> 9 anos, jovens e adultos

Domingos 7 e 28 agosto, 18 setembro, 9 e 30 outubro> 14h30

Marcação obrigatória

Duração> 60 min.

Lotação> min. 5, máx. 15

5€ (50% de desconto a partir da segunda inscrição família)

 

OFICINAS PARA CRIANÇAS

 

OFICINA DE LUZ

CIRCUITO CENTRAL ELÉTRICA e LIGHTOPIA | Central 1

Vem descobrir como funcionam as luzes lá em casa. Vem aprender como se põe uma lâmpada a funcionar e no fim ficarás também a conhecer os materiais e as ferramentas necessárias para veres de noite.

Crianças > 8

Sábado 1 outubro > 16h30

Marcação obrigatória

Duração > 60 min.

Lotação > min. 5, máx. 12

5€ (50% de desconto a partir da segunda inscrição em família)

 

O HERBÁRIO DESENHADO

SEGUNDA NATUREZA | Central 2

Pela floresta adentro, partimos à descoberta. Pelas levadas, falésias e desertos há novas espécies para conhecer… Serão maravilhas artificiais ou naturais? Não será uma aula de botânica, mas muito iremos aprender. Sobre o mundo, sobre nós e sobre a memória de uma natureza que já não existe, mas que por nós foi imaginada e criada. Nesta oficina vamos criar o nosso herbário – com “novas espécies” encontradas na exposição – como um diário de bordo, que conterá desenho, ideias e palavras.

Crianças dos 5 aos 12 anos

Sábados 24 setembro e 8 outubro > 16h00

Marcação aconselhada

Duração > 2h

Lotação > min. 5, máx. 15

Oficina de expressão plástica com Patrícia Trindade

5€ (50% de desconto a partir da segunda inscrição família)

 

FUNCIONAR DO AVESSO (OFICINA DE VÍDEO)

ARTISTS’ FILM INTERNATIONAL |Sala das Caldeiras

O vídeo mostra-nos imagens com tempo. E dentro desse tempo habita o movimento! Nesta oficina vamos descobrir os filmes de artistas internacionais que estão projetados ao lado das máquinas do museu, e construir pequenos vídeos realizados por cada participante. Será que conseguimos inventar “um avesso” para o funcionamento dum objeto ou duma máquina e guardar essa invenção numa câmara de filmar?

Oficina que inclui uma visita-jogo onde cada participante irá pensar como pôr o seu objeto a funcionar de um modo criativo ou inesperado. No final, haverá uma projeção para os familiares.

Crianças dos 7 aos 10 anos

Sábado 17 de setembro e domingos 9 e 16 de outubro > 15h30

Marcação aconselhada

Duração > 2h

Lotação > min. 5 máx. 15

Oficina de expressão plástica com Maria Remédio

5€ (50% de desconto a partir da segunda inscrição família)

 

FOTOGRAFAR COM OS OLHOS: CONSTRUÇÃO DE CÂMARAS OBSCURAS PORTÁTEIS

EDGAR MARTINS | Sala Cinzeiro 8

Numa época em que os registos fotográficos são massivos e constantes vamos, a partir do trabalho do artista Edgar Martins, falar de fotografia e conhecer a magia (o fenómeno físico) de como se forma a imagem fotográfica. Para isso, cada participante vai construir uma câmara obscura portátil reproduzindo, de forma simples, o processo que dá origem à fotografia.

Crianças dos 7 aos 12 anos

Domingo 2 outubro e sábado 15 outubro > 15h30

Marcação aconselhada

Duração > 2h

Lotação > min. 5, máx. 15

Oficina de expressão plástica com Catarina Botelho

5€ (50% de desconto a partir da segunda inscrição família)

 

AVENTURA AO UNIVERSO DA LUZ (VISITA-JOGO)

MAAT

A luz tem múltiplas qualidades: tanto pode revelar ou esconder as coisas do mundo, como gerar calor e cor! Mas o que aqui te vai interessar são os infinitos efeitos visuais que a luz pode criar.

Participa nesta “Aventura ao Universo da Luz” e, como por magia, observa todo o museu a ser transformado pela luz! Mas atenção, não há luz sem sombras… Descobre o que é preciso para que elas existam e, como desafio final, vem desenhar com luz as sombras dos “corpos” do museu e assim criar uma representação 3D!

Crianças dos 7 aos 10 anos

Durante o mês de agosto por marcação

Duração > 2h

Lotação > min. 5, máx. 15

Oficina de expressão plástica com Renato Santos

5€ (50% de desconto a partir da segunda inscrição família)

 

OFICINAS ANIVERSÁRIOS

E se na tua festa de aniversário houvesse dragões, carrinhos solares, cidades 3D, esculturas de sabão…? E se, por um dia, tu e os teus amigos fossem todos artistas ou cientistas? Escolhe uma das nossas oficinas e junta os teus amigos para transformares a tua festa de aniversário numa memória inesquecível!

 

CARRINHOS ELÉTRICOS

OFICINA ELÉTRICA

Vem construir o teu carro elétrico. Nós temos a oficina, as peças e as ferramentas; tu só tens de fazer o carro para o levares para casa.

Crianças dos 6 aos 10 anos

Marcação obrigatória

Duração> 3h

Lotação> min. 10, máx. 15

Permite 1 acompanhante adulto por grupo.

10€ por pessoa

 

XEQUE-MATE!

OFICINA DE ARTES PLÁSTICAS

Hoje é o teu dia! És o rei ou a rainha do nosso tabuleiro gigante, onde misturámos vários jogos diferentes! Xeque-mate é uma jogada de xadrez que representa o final da partida, mas aqui é só o início de uma festa bem divertida! Num tabuleiro de xadrez gigante, cada casa propõe um desafio que tu e os teus amigos terão de ultrapassar. Mas antes de começar, o museu terão de explorar… No final, a tua peça de jogo de xadrez terás de criar para mais tarde este grande dia recordar.

Crianças dos 6 aos 12

Marcação obrigatória

Duração > 3h

Lotação > min. 10, máx. 15

Conceção: Patrícia Trindade

10€ por pessoa

 

MAAT À DESCOBERTA

OFICINA DE ARTES PLÁSTICAS

Convida todos os teus amigos e embarquem juntos numa verdadeira aventura à descoberta do museu. Antigos e novos mundos vamos encontrar, repletos de “coisas” a explorar!

Participa neste peddy paper e resolve todos os seus mistérios e desafios… só assim irão encontrar o lugar da tua festa!

No final, cria um grande mapa desta viagem de aventuras no museu com a ajuda de todos os teus convidados.

Crianças dos 7 aos 10

Marcação obrigatória

Duração > 3h

Lotação > min. 10, máx. 15

Conceção: Renato Santos

10€ por pessoa

 

 

OFICINAS FÉRIAS DE VERÃO

O MAAT tem disponível uma programação de férias escolares que inclui atividades em torno da ciência e arte.

Com uma lógica interdisciplinar baseada na experimentação e descoberta, e com ênfase na criatividade, estas oficinas aliam diversão e aprendizagem. Têm como principais temáticas a origem da eletricidade e a exploração do universo criativo e motor das artes plásticas.

Marcação obrigatória

Lotação: Ciências > min. 6, máx. 12; Artes > min. 6, máx. 15

40€ por pessoa para uma oficina de uma semana

A frequência em cada uma das atividades deverá ocorrer ao longo dos 5 dias previstos.

Todos os participantes devem trazer um lanche para meio da tarde ou dinheiro para o mesmo.

 

VAMOS NAVEGAR NO MUSEU?

Oficina de ciências

Vem construir um barco solar, personalizá-lo e testar o teu trabalho numa prova aquática. Aceita este desafio!

Crianças e jovens dos 9 aos 13 anos

Segunda a sexta 04 a 08 ou de 18 a 22 julho > 14h30 às 17h30

 

CANAL 4.º EM DIRETO, DO MEU QUARTO PARA O MUNDO!

Oficina de artes

Partindo da sequência do espaço para o corpo, quarto, casa, cidade e mundo, vamos explorar o quarto como palco de ações, encenando diversas possibilidades criativas ao nível plástico e corporal numa peça de teatro filmada.

Esta atividade pretende refletir sobre temas ligados à imagem em movimento, ao vídeo e ao poder da comunicação global, onde o centro de todo o território passa a ser o nosso centro quando o mundo nos chega através do ecrã do computador.

Crianças dos 6 aos 11 anos

Segunda a sexta 11 a 15 julho > 14h30 às 17h30

Oficina com Susana Anágua

 

ENIGMAS DA LUZ: CONSTRUIR UMA CÂMARA ESCURA

Nesta semana todos os participantes vão descobrir como a luz tem fascinado cientistas, artistas, designers e muitos outros especialistas…

Partindo da ideia de câmara escura e das obras de arte em exposição, cada participante vai realizar o seu dispositivo ótico de forma criativa. Como que por magia, esta caixa tornada espaço ou ferramenta será a base para a representação de infinitos desenhos e surpreendentes visões do nosso mundo!

Atividade que propõe uma reflexão sobre conceitos em torno da luz, corpo e espaço.

Crianças dos 6 aos 11 anos

Segunda a sexta 25 a 29 julho > 14h30 às 17h30

Oficina com Renato Santos

 

VÍDEO-ARTE A PEDALAR

O DISPOSITIVO E A OBRA

ARTISTS’ FILM INTERNATIONAL | Sala das Caldeiras

A partir da exposição Artists’ Film International, os participantes irão abraçar o desafio de construir um dispositivo analógico de projeção vídeo acionado por uma bicicleta.

Para além da conceção e construção desta “progecleta”, iremos testar o mecanismo e perceber de que forma a escolha do meio e da instalação pode influenciar e ajudar a construir o discurso, e alterar a eficácia do resultado final da obra.

Jovens > 12 anos

Terça a sexta 6 setembro a 9 setembro > 14h30 às 17h30

Workshop com Igor Jesus

 

WORKSHOPS e CURSOS

 

PAISAGENS E SENSAÇÕES (WORKSHOP DE DESENHO)

SEGUNDA NATUREZA| Central 2

Neste workshop iremos explorar diferentes técnicas e materiais de desenho através de exercícios de observação no espaço exterior do museu. A paisagem surge como ponto de partida para o registo gráfico de movimentos, matérias, cores e texturas, privilegiando a experiência corporal e sensorial de cada participante.

Iremos abordar diferentes modos de entendimento e representação da paisagem/natureza, tomando como referência obras da exposição Segunda Natureza.

Sábados 10 setembro 1 e 15 outubro > 15h

Adultos e jovens (a partir dos 13 anos)

Marcação obrigatória

Duração > 3h

Lotação > min. 5, máx. 12

Workshop com Maria João Pacheco

10€ por pessoa

 

INCURSÕES NA FOTOGRAFIA CONTEMPORÂNEA: TERRITÓRIO, ESPAÇO URBANO E ARQUITETURA

EDGAR MARTINS| Cinzeiro 8

Neste curso procurar-se-á descrever e analisar algumas das tendências e questões em torno da representação do território, do espaço urbano e da arquitetura como eixos fundamentais no panorama contemporâneo da fotografia artística.

Segunda 26, quarta 27 e quinta 28 setembro > 18h30 às 21h30

Adultos e jovens (a partir dos 13 anos)

Marcação obrigatória

Duração > 9h

Lotação > min. 10, máx. 25

Curso com Sérgio Mah

50€ por pessoa

 

 

NATUREZA: PENSAR, VER E RELACIONAR

CICLO DE WORKSHOPS: ARTISTAS NO MUSEU

SEGUNDA NATUREZA| Central 2

Partindo das obras presentes na exposição Segunda Natureza de sua autoria, a artista Gabriela Albergaria propõe-nos questionar e pesquisar o conceito de “natureza” e a sua representação. No final do workshop, os participantes criarão uma peça coletiva em forma de mapa visual.

 

Sábado e domingo 8 e 9 outubro > 14h30 às 18h30

Adultos e jovens (a partir dos 14 anos)

Marcação obrigatória

Duração > 8h

Lotação > min. 5 máx. 15

Workshop com Catarina Botelho e Gabriela Albergaria

40€ por pessoa


 

INFORMAÇÕES

DESCONTOS PARA PARTICIPANTES NAS ATIVIDADES:

Crianças até aos 10 anos participação gratuita em todas as visitas.

Estudantes, séniors e desempregados: 50% de desconto em todos os workshops e visitas.

 

MARCAÇÃO DE ATIVIDADES

De segunda-feira a sexta-feira das 10h00 às 18h00

visitar.maat@edp.pt

 

HORÁRIOS

De quarta-feira a segunda-feira – 12h00 às 20h00

Encerra à terça-feira e nos dias 01 de Janeiro, 01 de Maio e 25 de Dezembro

 

ESTACIONAMENTO / TRANSPORTES PÚBLICOS

Estacionamento: Parque público da estação fluvial de Belém (200m de distância)

Transportes públicos: Elétrico: 15

Autocarros: 728 – 714 – 727 – 729 – 751

Comboio: Estação de Belém (Linha de Cascais, sentido de Oeiras)

Barco: Trafaria – Belém e Porto Brandão – Belém

 

ACESSIBILIDADE

O percurso do Museu está adaptado a visitantes com restrições de mobilidade.

 

MORADA

Av. Brasília, Central Tejo

1300-598 Lisboa

Telefone: 21 002 8130

 

 

www.maat.pt

www.facebook.com/maat

www.fundacaoedp.pt

 

ATIVIDADES TAMBÉM DISPONÍVEIS EM INGLÊS MEDIANTE AVISO PRÉVIO.

Outros Eventos