Agenda

28.03.2015 | Lançamento da campanha”A infância não se repete”

Museu da Eletricidade
28 de Março de 2015

A associação Caminhos da Infância, pelo segundo ano consecutivo, lança a sua campanha de sensibilização pública destinada a alertar para os efeitos do mau trato na infância, no âmbito do Mês Internacional da Prevenção do Mau Trato na Infância (abril). Trazer este tema para a reflexão da sociedade civil e reduzir a incidência do mau trato e negligência em Portugal é o objetivo desta ação.

Intitulada “A infância não se repete”, a ação será divulgada na rede de mupis da Câmara Municipal de Lisboa, na rede de transportes públicos da CARRIS e do METRO e nas redes sociais. A campanha é composta por um conjunto de quatro cartazes com figuras públicas – a apresentadora televisiva Leonor Poeiras e os atores Carla Galvão, Pedro Teixeira e Filipe Duarte – e por uma exposição pública de fotografia (de Pau Storch), que será afixada em Lisboa (em rua a confirmar). A campanha tem a assinatura da agência de publicidade “It’s Happening” e conta com a produção fotográfica da produtora “Garage”. Estes trabalhos foram, à semelhança do ano passado, efetuados pro bono para a associação Caminhos da Infância. O evento de lançamento desta iniciativa terá lugar no dia 28 de março, na Sala dos Geradores do Museu da Eletricidade, pelas 16h.

Rodrigo Leitão, Diretor da “It´s happening”, explica: “Comum à maioria dos textos dos contos infantis é a aparente ausência dos pais. Vemos os capuchinhos, os porquinhos e pés-de-feijão da ficção entregues a si próprios nos desafios mais incríveis. Em resposta aos relatórios que nos vão alertando para os altos índices de negligência parental, a mensagem da campanha é um convite a que os pais e familiares estejam presentes na vida dos seus filhos e se envolvam. Com o seu amor, estímulo e atenção sabemos que não só protegemos as crianças dos perigos mais imediatos, como as preparamos melhor para os desafios que enfrentarão ao longo da sua vida. Quão diferente teria sido a história do Capuchinho Vermelho se tivesse ido visitar a avó acompanhada.”

Como refere Inês Poeiras, da associação Caminhos da Infância, “a campanha é mais uma resposta à persistência dos maus tratos a crianças, que continua a ser muito significativa e afeta de uma forma transversal a população portuguesa. Pretende-se, principalmente, abarcar casos menos discutidos, mas com maior expressão estatística, como a negligência parental.”

Paralelamente, foi preparada uma exposição de rua, com retratos de pais e filhos tirados pelo fotógrafo Pau Storch, que se voluntariou para fazer com a Caminhos da Infância esta galeria de rua. “Como fotógrafo de família, pai e com uma necessidade de retribuir, não hesitei em apoiar o projeto desde o início. Como eu, várias famílias conseguiram apoiar a causa e mostrar que a negligência parental pode ser mitigada, independentemente de qualquer fator social” explica Pau Storch. Cada retrato (pai e filho juntos) deu origem a um cartaz a preto e branco (90cmx120cm). No seu conjunto, os cartazes serão afixados em Lisboa (em rua a confirmar), atingindo um comprimento de cerca de 70 metros. “As sessões e respetiva edição tiveram um impacto avassalador pela honestidade presente no olhar dos pais e filhos nesta série de fotografias. Acredito que não seja possível passar indiferente por uma extensão de fotografias com tanto carinho, orgulho, proteção e felicidade,” testemunha, ainda, o fotógrafo.

Para mais informações: Caminhos da Infância Via Projetada “B” à Rua Manuel Gouveia n.º 4, 1900-362 Lisboa caminhosdainfancia@gmail.com

Inês Poeiras: 91 277 43 42 | Francisca Carneiro: 91 292 82 86

www.facebook.com/ainfancianaoserepete http://caminhosdainfancia.wix.com/cinipi

It’s Happening Rodrigo Leitão – 96 666 13 87

Pau Storch ps@magma.pt www.magma.pt

Uma sugestão:

5 - magma - logo MS

Outros Eventos