Agenda

23.04.2015 | IndieJúnior: Festival de Cinema para crianças e pais

Culturgest | Cinema São Jorge | Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema | Cinema Ideal
23 de Abril de 2015 a 3 de Maio de 2015

Para Quem: 3-6 anos | 6-12 anos | Toda a família | mais de 12 anos

Onde: Culturgest | Cinema São Jorge | Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema | Cinema Ideal

Quando: 23 de Abril de 2015 a 03 de Maio de 2015

A 12º edição do Festival IndieLisboa já tem data marcada para 2015. Durante 23 de Abril a 3 de Maio não pode perder a secção júnior do festival. 

O IndieJúnior é a secção do IndieLisboa Festival Internacional de Cinema Independente feita a pensar nos mais pequenos mas também nos pais. Dedicada a um público alargado dos 3 aos 18 anos, visa contribuir para a formação estético-cultural das crianças e jovens através de uma experiência artística e lúdica.

Levar os mais pequenos às salas do IndieJúnior

O IndieJúnior é a secção do IndieLisboa dedicada aos espectadores mais novos. Em 2015, preparámos um momento especial para além das sessões de cinema e das oficinas para famílias e escolas que acontecem ao longo de todo o festival: a festa do Bairro IndieJúnior, uma festa para todas as idades no domingo, dia 26 de Abril. A festa começa com uma sessão no Grande Auditório da Culturgest às 15h e continua logo de seguida, às 16h, no jardim do Edifício-sede da Caixa Geral de Depósitos.

IndieJúnior

 O programa da Festa do Bairro IndieJúnior

Biblioteca do Bairro (em parceria com as Bibliotecas Municipais de Lisboa)

O Corvo Indie é uma proposta que desafia os mais pequenos a ilustrar e recriar os corvos do festival de forma colorida e divertida. Enquanto uns desenham, outros ouvem e lêem histórias de encantar.

 Cinema do Bairro(em parceria com o Serviço Educativo da Culturgest)

A sala de cinema mais pequena do festival está no bairro. Se a encontrarem (está bem escondida) poderão ver filmes super divertidos! Haverá também uma oficina de stop motion onde massas e riscos vão dar magia e inspiração a uma tela em branco.

 Arte do Bairro (em parceria com o Serviço Educativo do Museu Berardo)

Imagina e constrói: Um espaço dedicado à arte onde se desafiam todos os convidados desta festa a criar o seu museu. Com sólidos, cores, matéria orgânica ou o que estiver à mão, cada um poderá construir o seu museu ideal.

 Ciência do Bairro (em parceria com o Pavilhão do Conhecimento)

As bicicletas científicas vão circular pelo Bairro. Podem aparecer a qualquer momento, em qualquer sítio e desafiá-lo a participar em diferentes experiências tão fresquinhas como um gelado de Verão.

 O concerto no Bairro com a banda TRiSoNTe (às 17H15)

Ricardo Barriga (guitarra), Gonçalo Prazeres (saxofone) Luís Candeias (bateria). Para este trio a improvisação e a interacção são as únicas regras. E para os nossos IndieJúniores, de certeza que estas não serão regras difíceis de respeitar!

 Os filmes que todos vão querer ver

As sessões IndieJúnior encontram-se divididas por grupos de idades, mostrando filmes que se enquadram no olhar específico de cada faixa etária. Ficam alguns destaques: para os maiores de 3 anos, A Gravata, animação belga de An Vombraut, mostra-nos como a amizade não tem tamanho nem cor, nem mesmo entre uma girafa gigante e uma girafa minúscula. Tony e o Sr. Doenças, para os maiores de 7, mostra a perseverança de um micróbio e uma ainda maior vontade de Tony em ver-se livre dele.

Força, Daan, na sessão de maiores de 10 anos, é uma ficção sobre um rapaz que quer participar num concurso de natação contra a vontade dos seus pais. Mas a sua conclusão mostra-nos como, na união de uma família, o que os pais desejam para os filhos tem sempre em conta o amor que sentem por eles.

Para os maiores de 13, destacamos Eu e a minha Bicicleta, o novo e divertido trabalho da oscarizada Torill Kove sobre a vida numa família de pais arquitectos modernistas. Por fim, e para todas as idades, a pequena Agnes mostra-nos o ternurento nascimento do ciúme de uma menina pela namorada do seu irmão mais velho. Apontem as sessões, na vossa agenda, a partir do calendário famílias.

O IndieJúnior associa-se ainda às sessões de cinema dos Dias da Música com uma seleção de filmes para maiores de 3 anos: obras que vivem pelas imagens e pela música, sem diálogos, e que funcionam como uma celebração dos sentidos, e para a sua formação, dentro das gerações mais novas de crianças. Para mais informações sobre estes filmes, consulte a programação no site do CCB.

Para descobrir, além das sessões de cinema, o IndieJúnior preparou também vários ateliês para crianças e para as suas famílias: no Pavilhão do Conhecimento, na Culturgest, e com as Bibliotecas Municipais de Lisboa.

Saiba tudo em www.indiejunior.com

Uma Sugestão:

Logo Pumpkin - vectorial

Outros Eventos