Agenda

14.09.2014 | Heróis por um dia no Castelo de São Jorge

Castelo de S. Jorge | todos os domingos
14 de Setembro de 2014 a 28 de Setembro de 2014

O Castelo de S. Jorge, em Lisboa, é uma verdadeira aula ao vivo da História de Portugal, um lugar privilegiado para aprender mas também para brincar, e muito!

Num mundo onde as cidades vão ficando cada vez mais iguais, há que aproveitar os espaços históricos para transmitir aos mais jovens a identidade de pertencerem a um povo. Uma manhã ao ar livre, bem passada e divertida, pode fazer mais por isso que dezenas de páginas decoradas para um teste de História.

Numa das mais belas colinas da cidade, o Castelo de S. Jorge abre as portas para manhãs inesquecíveis de cultura, conhecimento e inúmeras aventuras.

Nos Domingos em Família, o difícil é mesmo escolher o mais engraçado e interessante. O melhor é espalhar pelo ano os vários programas que o castelo proporciona. E valem bem a pena! Quem não quer conhecer os Arautos da Brincadeira, ou ainda D. Berengário e D. Segismundo, que só descansam quando todos participam nas brincadeiras e jogos de outros tempos como o quebra-bilhas, a vara-cega ou a torre do tesouro.

2
O máximo, principalmente para os rapazes, são os fantásticos duelos de cavaleiros, de cintilantes armaduras. Todos vão adorar tocar e experimentar as roupas, capacetes, armaduras e espadas, machados e lanças ou escudos utilizados no manejo das armas. E ainda há as bestas, os arqueiros e as catapultas.

Para as meninas, não podia deixar de haver as danças do Castelo. As “Danças para três princesas” deixarão as nossas donzelas a sonhar com os príncipes encantados.
Também há visitas guiadas mais vocacionadas para a História. Desde a lenda da fundação da cidade até à tragédia de dois grandes terramotos, todos ficam a saber mais.

A não perder é a visita ao renovado espaço de vestígios arqueológicos onde os mais pequenos vão poder descobrir as primeiras estruturas de casas do século VII A.C; as casas e ruas da islâmica e os vestígios do Palácio dos Condes de Santiago – destruído pelo Terramoto de 1755.

Há tanto para ver que no final, os nossos heróis estarão prontos para devorar um suculento almoço. E porque não procurar pelo próprio bairro do castelo esse repasto e ao mesmo tempo conhecer uma das zonas mais típicas de Lisboa? Uma sugestão: junto à Sé, um pouco mais abaixo, há um lugar mágico para almoçar, o “Pois Café”. A seguir, espreitem o lindíssimo edifício da Sé Patriarcal e viajem no famoso 28, o eléctrico mais procurado pelos turistas. Vão até à Estrela e passem uma tarde a brincar no lindíssimo jardim mesmo em frente à Basílica.

Divirtam-se!

uma sugestão:

E&O_quadradoCMYK

Outros Eventos