Agenda

04.07.2015 | Festival Curtas Vila de Conde

Vila de Conde
4 de Julho de 2015 a 12 de Julho de 2015

Para Quem:3-6 anos | 6-12 anos | Toda a família

Onde:Vila do Conde

Quando:04 de Julho de 2015 a 12 de Julho de 2015

O Festival de Curtas vai ter lugar entre o dia 4 e 12 de Julho, com as melhores curtas-metragens do último ano e com Curtinhas, filmes e atividades dedicadas as crianças.

O Curtinhas, a secção para os mais novos do Curtas Vila do Conde, arranca a 4 de julho, às 15:00, com a exibição do filme de animação mais aguardado do ano: “A Ovelha Choné”, da Aardman Animations.

Ovelha Chone

Depois do sucesso da série, as aventuras da Ovelha Choné, uma ovelha esperta e matreira que vive com o seu rebanho na quinta Vale Verdejante, passam agora para o grande ecrã.

Neste filme, Choné cansa-se da rotina da vida na quinta e tira um dia de folga que acaba por não correr como previsto: o plano descontrola-se rapidamente e faz com que o indefeso Agricultor acabe longe da quinta. Com a ajuda do rebanho, a Ovelha Choné terá de deixar a quinta pela primeira vez e viajar até à Grande Cidade para salvar o Agricultor, sem ser apanhada pelo malvado funcionário do controlo animal.

A longa-metragem, de Mark Burton e Richard Starzak, realizada em stop motion, será apresentada no Curtas Vila do Conde em pré-estreia nacional. O filme estreia nas salas de cinema em setembro deste ano.

Este será o regresso da Ovelha mais acarinhada dos miúdos a Vila do Conde, depois de ter sido um dos destaques da exposição “Mundo Aardman”, em 2011, na Solar – Galeria de Arte Cinemática.

O Curtinhas, que tem sido um sucesso nos últimos anos, é um mini-festival dentro do Curtas Vila do Conde. Para além do habitual filme de abertura, esta secção conta com uma competição de curtas-metragens, dividia em três escalões etários, com um júri próprio constituído também por crianças.

Na cerimónia da entrega de prémios, que este ano terá lugar no último dia do Festival, serão estes jurados de palmo e meio a entregar o troféu ao vencedor da competição.

O Curtinhas promove também o espaço infantil “Brincar ao Cinema” onde decorre um conjunto de atividades lúdicas, ligadas à imagem em movimento, com monitores, permitindo que os pais deixem as crianças em segurança enquanto assistem às sessões de cinema.

No dia 11 de julho, este espaço recebe a Oficina “Ciência – Ciência – Ação”, das 10:30 às 12:30 e das 15:00 às 17:00, na qual os participantes irão realizar um pequeno filme. As inscrições, limitadas a 20 crianças, têm o custo de 5 euros.

Pelo quarto ano consecutivo, o Mar Shopping associa-se ao Curtinhas como patrocinador exclusivo desta secção. No âmbito desta parceria, o centro comercial recebe, a 27 de junho, um atelier gratuito de Chroma Key, a técnica utilizada em filmes e em televisão para eliminar o fundo de uma imagem.

O Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema, que decorre entre 4 e 12 de julho, conta com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Conde, do Secretário de Estado da Cultura, do Instituto do Cinema e Audiovisual, do programa MEDIA/Europa Criativa e de vários parceiros imprescindíveis à realização do Festival.

Uma Sugestão:

Logo Pumpkin - vectorial

 

Outros Eventos