The Blog

13.03.2015 | Festival Cumplicidades

Culturgest
13 de Março de 2015 a 29 de Março de 2015

13 a 29 de Março | Lisboa | Música, Teatro e Filmes

Para Quem:3-6 anos | 6-12 anos | Toda a família | mais de 12 anos

Onde:Culturgest

Quando:13 de Março de 2015 a 29 de Março de 2015

De 13 a 29 de Março, estará a decorrer o Festival Cumplicidades – Festival Internacional de Dança Contemporânea de Lisboa, na Culturgest.

O Cumplicidades vai estrear-se em Lisboa no dia 13 de Março às 19h com um espectáculo grátis na Estação do Rossio e prolonga-se até dia 29.O programa inclui um percurso com piquenique para toda a família na Tapada da Ajuda no dia 21 e o espectáculo para bébés “Pequenos Mundos”,  de Joclécio Azevedo e Teresa Prima, que vai estar no Teatro da Cornucópia no dia 22.

O festival é produzido pela EIRA e tem início no dia 13 (sexta-feira) pelas 19h00 com “HALE – Estudo para um organismo artificial”, um espectáculo de entrada livre na Estação do Rossio com o apoio da REFER. Neste mesmo dia, pelas 22h, há um concerto do Mário Franco Trio n’O Bom O Mau e O Vilão, onde decorrerá a festa de abertura.

No ano em que se celebra o 50º aniversário da formação do Grupo Gulbenkian de Bailado, o festival vai evocar o tema da  memória através de uma programação diversificada, distribuída por vários espaços da cidade, desde a Casa da Imprensa, ao DNA – Escola das Gaivotas, à Culturgest e ao Bar RE.Al.

Este último espaço vai ser o ponto de encontro informal do festival e vai acolher a exposição de fotografia “Diálogos para Olga”, da autoria de Susana Paiva. O programa engloba a estreia da nova criação de Sónia Baptista, espectáculos de Cristina Planas Leitão e Jasmina Križaj e Vania Rovisco, solos de Bruno Alexandre, Pedro Ramos, Lígia Soares e Matthieu Ehrlacher, workshops, palestras, um espectáculo para bebés de Joclécio Azevedo e Teresa Prima, quatro itinerários temáticos, uma instalação/ performance de Pedro Prazeres e a fechar uma mesa redonda sobre investigação e educação da dança em Portugal.

Os “Percursos da Dança” iniciam na Estação Ferroviária do Rossio e são um dos pontos altos deste Festival.

Segundo o programador desta edição, Ezequiel Santos, estes percursos foram organizados “de modo a tornar ainda mais autêntico o contacto com este património, informando os participantes sobre alguns episódios da história da dança ao longo do último século e proporcionando visitas e experiências de observação aos bastidores da criação.”.

O objectivo deste novo festival é que o espectador se sinta parte da comunidade da dança através de uma programação que o permita caminhar por novas histórias de Lisboa, satisfazer a curiosidade sobre um objecto que nunca viu, ouvir os sons da rua sob uma nova perspectiva ou apenas desfrutar de um piquenique na Tapada da Ajuda.

É com esta abordagem que o Cumplicidades espera alicerçar uma nova relação entre dança e espectadores.Para mais informações: www.festivalcumplicidades.pt

Destacamos do Programa:

Pequenos Mundos – Joclécio Azevedo e Teresa Prima

22 Mar | 11h e 15h / 11am and 3pm | Teatro da Cornucópia

Esta peça para o público dos 0 aos 36 meses funciona como um pequeno jogo, um livro aberto que configura e apresenta ambientes, gerando diversas variações de estímulos cognitivos. Estes “pequenos mundos” são construídos a partir de formas e sons muito simples, complementados pela gestualidade e pela presença dos intérpretes em cena. Os intérpretes são habitantes, exploradores e construtores de um mecanismo de fabricação de imaginário e de estímulos à percepção e ao conhecimento.Dentro dos “pequenos mundos” criados, há espaço para a exploração de conceitos simples, como aparecer e desaparecer, reconhecer partes do corpo, estar próximo ou distante, a leveza e o peso, entre outros. O fundamental é a criação de um espaço de relação com o olhar, o ouvir e o desenvolvimento da curiosidade.

INFORMAÇÃO:

Concepção, interpretação, espaço cénico: Joclécio Azevedo e Teresa Prima
Desenho de luz: Igor Pittella
Montagem e operação de luz e som: Miguel Carneiro
Difusão: Circular Associação Cultural
Duração: 35 minutosPodem comprar bilhetes para qualquer das duas sessões: Domingo, 11h | Domingo, 15h

 

Percurso 3 – Jardins | Routes 3 – Gardens

21 Mar | 10.30h / 10.30am | Estação do Rossio (ponto de encontro)

Um percurso com piquenique que celebrará a chegada da primavera. Visitaremos espaços ao ar livre onde se acolheram espetáculos e terminaremos a ver “Os sapatinhos vermelhos” de Michael Powell, um clássico entre os filmes sobre o mundo da dança.

MAIS INFORMAÇÕES E BILHETES

Sobre a EIRA

Desde a sua fundação (1993), a EIRA tem vindo a produzir e promover, nacional e internacionalmente, os espectáculos do coreógrafo português Francisco Camacho. A partir de 1996, a estrutura alargou a sua actividade à produção e promoção de um núcleo de artistas associados à estrutura, pelo qual passaram até hoje, diversos nomes e gerações de coreógrafos e outros artistas portugueses.  Actualmente o núcleo de artistas associados à EIRA é constituído por Francisco Camacho, Rafael Alvarez, Mariana Tengner Barros e Tiago Cadete.

Para mais informações: www.eira.pt

Sobre o programador Ezequiel Santos

Psicólogo e psicoterapeuta, é docente na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril na área de ciências sociais e humanidades.Concluiu o Curso de Dança na Comunidade do Forum Dança em 1993 e desde então desenvolve a sua actividade como crítico de dança e como pedagogo nas áreas da psicologia, da comunicação e da dança criativa. Foi intérprete dos coreógrafos Madalena Victorino, Rui Nunes e Francisco Camacho até 1996. Desde este ano até 2006, foi director do Núcleo de Apoio Coreográfico do Forum Dança, onde lecciona as disciplinas de “História da Dança” e “Teoria da Dança”.

Consulte a programação em: www.festivalcumplicidades.pt

Inscrições:Workshop Inscrições limitadas a 15 pessoas. Para mais informação é favor contactar: Ana Carolina Martins·

carolina.martins@ festivalcumplicidades.pt | 962 279 893

Mesa Redonda: Entrada gratuita Levantamento de senha de acesso 30 minutos antes do início da sessão.

Uma sugestão:

 

Logo Pumpkin - vectorial

Outros Eventos

A nossa história começa na família.