Espaço Família | Estamos Grávidos

Receitas

9 de Junho de 2014

Estou grávida e agora?

teste-de-gravidez-de-farmacia

Este ano muitas amigas minhas preparam-se para serem mães pela primeira vez.

Apesar de não ser algo que procuro concretizar a curto prazo, ponho-me no lugar delas e penso que se estivesse grávida, sobretudo pela primeira vez, a minha primeira pergunta seria: E agora?

Como esta questão já me passou várias vezes pela cabeça decidi pesquisar. Mal também não faz e acho que todas as mulheres deveriam ter pelo menos uma ideia do que as espera.

É lindo saber-se que se vai ser mamã mas é ainda mais bonito saber-se que cuidados se devem ter.

As mães de segunda ou terceira viagem já sabem o que as espera, portanto, este texto vai ser dedicado às estreantes…como seria se fosse comigo.

Primeiro que tudo: cuidar da nossa saúde e da do bebé. Isto é o mais importante.

Burocráticamente falando, há questões importantes (e que dão imensas dores de cabeça) como conhecer as dispensas de trabalho, conhecer os apoios sociais, saber como pedir o Abono pré-natal, como se perfilha uma criança e como escolher o nome do bebé. Mas as mais importantes questões são as de saúde: conhecer os riscos e as complicações da gravidez e os cuidados a ter nos próximos 9 meses para que o bebé venha perfeitinho e cheio de saúde. Isso é o mais importante.

Existem muitos sintomas de gravidez, uns mais certos que outros, mas isso também depende do corpo de cada mulher. Os sinais e sintomas mais comuns que podem identificar uma gravidez são a falta de menstruação, náuseas e vómitos (sobretudo enjoos matinais), necessidade constante de urinar (sobretudo durante a noite), sensibilidade no peito, excessiva salivação, cansaço inexplicável (sono, muito sono) e aumento da temperatura corporal.

Se sentir algum destes sintomas, então faça um teste de urina ou de sangue para saber se está grávida.

Assim que suspeitar que pode estar grávida, cuide melhor de si. Elimine o àlcool e o tabaco, coma saudávelmente e comece a tomar vitaminas pré-natais. Marque uma  consulta num bom ginecologista para descobrir o que mais será preciso para desenvolver um bebé saudável e feliz.

Confirmou que está grávida? E agora? Pois agora tome conta de si! O seu bebé precisa de uma mamã saudável e feliz, por isso não descure a sua saúde e o seu bem estar físico e emocional.

Uma futura mamã vai sempre ter dúvidas mas hoje em dia a informação é muita e vem de muitos sítios diferentes. Da família aos profissionais, passando pelos livros, a informação está em todo o lado.

Se vai ser mãe, saiba que para a maioria das mulheres a gravidez é um período de bem-estar geral mas há outras que têm de fazer frente a algumas perturbações e a pequenos incómodos, sobretudo no primeiro trimestre. Fale com o seu médico e fique atenta.

Sobretudo disfrute dos próximos 9 meses. Lembre-se que a gravidez não é uma doença e que tendo os cuidados básicos poderá disfrutar plenamente deste estado de graça.

Torço para que tudo corra bem e que para que se torne numa linda barriguda cheia de saúde e muito amor. Torço como se fosse uma das minhas (quatro) amigas que vão ser mamãs em 2014 .

Para finalizar deixe-me que lhe responda novamente à sua pergunta. E agora que está grávida? Seja feliz!

Dra. Iara Rodrigues

Nutricionista