Espaço Família | Como Cresceram

Saúde

11 de Março de 2015

Escola e Alimentação

1

O sucesso escolar está dependente de uma série de fatores, dos quais a alimentação saudável é parte integrante.

Atualmente, muitas são as preocupações de pais, educadores, pediatras e nutricionistas relativamente à alimentação das crianças. Como sabemos, a televisão fornece imagens de apetitosas e suculentas refeições recheadas de açúcar (bolos, bolachas, sumos, etc), sal, corantes e conservantes que estão, muitas vezes, associadas a super-heróis ou, erradamente, à imagem da mãe (e, portanto, de segurança).

A quantidade de gordura e sal que as nossas crianças ingerem é muito além da desejável, devido ao abuso de fritos (batatas fritas, carne e peixe fritos), enchidos (salsichas), folhados, alimentos fumados, etc. Do mesmo modo, a quantidade de açúcar ingerida é também muito elevada através de bolachas, bolos, biscoitos, leite com chocolate, etc.

Numa altura em que a obesidade infantil em Portugal ronda os 15%, a escola desempenha um papel fundamental na modificação de atitudes e comportamentos alimentares das crianças, nomeadamente contra as agressivas campanhas de marketing que “vendem” alimentos nada saudáveis e prejudiciais a curto e longo prazo.

Nas escolas, tal como em casa, a alimentação deve privilegiar o consumo de diário de sopas e saladas (fonte de vitaminas e minerais). A carne e o peixe devem ser cozinhados de maneira saudável (sempre com azeite). São totalmente de evitar os molhos processados (maionese, mostarda, molho de tomate) e proibido beber qualquer tipo de sumo ou refrigerante às refeições. A bebida de eleição é a água. Como sobremesa, a fruta deve estar sempre presente, bem como, ocasionalmente um doce, nunca estando ambas as opções ao critério da criança.

Assim, as refeições devem ser uma fonte de boa nutrição e de prazer. Não devemos esquecer que, da alimentação das crianças dependerão os seus hábitos alimentares no futuro.

Dra. Paula Vara Luiz

Pediatra | O Blog da Tia Paula 

É Diretora clínica da Clínica Paula Vara Luiz, serviços médicos, situada na Travessa do Forno 7-B 2050-114 Aveiras de Cima. É Médica especialista em pediatriaTrabalhou na Maternidade Alfredo da Costa, no Hospital de Santa Maria, Hospital de Santa Marta, Hospital de Dona Estefânia, Hospital da Horta (Açores), no Hospital de Vila Franca de Xira e Centro Hospitalar do Oeste (Torres Vedras). Anteriormente foi responsável pela Rubrica de Pediatria, semanalmente, da Rádio Lezíria, em Vila Franca de Xira. É autora de artigos para a Revista ÚNICA do Jornal Expresso. Atualmente exerce só medicina privada. Possui um vasto curriculum, com vários prémios nacionais e internacionais, assim como distinções. Encontra-se já com uma longa carreira, o que lhe permite uma grande experiência na prática clínica aliada ao seu “senso clínico”, tornando-a uma pediatra de excelência nos nossos dias.