Espaço Família | Como Cresceram

Nutrição

21 de Abril de 2013

Equilíbrio Alimentar

Hoje fui à nutricionista. Estou bastante motivada a perder os quilos que ganhei com a gravidez… saí do consultório com um excelente conselho!

O equilíbrio alimentar assenta sobretudo no conteúdo das refeições, ou seja, na qualidade daquilo que comemos. As regras não são complicadas. Não complique e resista a ficar obcecado com as calorias! O segredo é variar e basta usar o bom senso.
Para encontrar um equilíbrio, a roda dos alimentos pode e deve servir de guia. Estudamo-la em pequenos, na escola, e hoje talvez não lhe demos a devida atenção. Trata-se de uma ferramenta preciosa no que toca a selecionar e a combinar os alimentos que devem fazer parte da nossa alimentação diária.
A roda dos alimentos está dividida em sete segmentos de diferentes tamanhos, os grupos de alimentos. Dentro de cada grupo, estão reunidos alimentos com propriedades nutricionais semelhantes. Lembre-se que cada grupo deve estar presente na sua alimentação diária, respeitando as proporções indicadas.

nutricao
Fonte: Rodrigues S, Franchini B, Graça P, de Almeida MDV. A New Food Guide for the Portuguese Population.

Journal of Nutrition Education and Behavior 2006; 38: 189 -195.

A água não está integrada num grupo específico, mas faz parte de todos eles, uma vez que integra a constituição de praticamente todos os alimentos.
Deixo-lhe uma sugestão para ajudá-la a garantir o equilíbrio da sua alimentação: imprima o desenho da roda dos alimentos e cole bem à vista, na cozinha. Que desenho representaria melhor um prato e aquilo que esse prato deve conter?

Drª Iara Rodrigues
Nutricionista