Espaço Família | Como Cresceram

Atividades

17 de Setembro de 2014

Dificuldades em sair de casa a horas? 10 truques para uma manhã sem dramas

quarto_das_brincadeiras_manha_sem_dramas_10be9cdfe2be647405a9cbc5f5b62bab

Todos os pais sabem como as manhãs podem ser difíceis e caóticas, cheias de atrasos e com muitos gritos de impaciência pelo meio.

Foi por isso que no Quarto das Brincadeiras decidimos pedir ajuda a um grupo de mães experientes no Facebook que explicaram como é que fazem para começar o dia da melhor forma possível e nos deram algumas dicas preciosas.

Outro auxílio, este inesperado, chegou-nos de Roberto Carneiro, ex-ministro da Educação, que numa entrevista publicada ontem pelo “Diário de Notícias” conta como ele e a mulher faziam para organizar a vida com 9 filhos (!) e porem tudo a andar sobre rodas logo pela manhã.

Aqui fica então uma lista com 10 dicas para pais e filhos começarem os dias da melhor maneira:

1. No dia anterior – Deixar tudo organizado de véspera é fundamental, lembram as mães que consultámos. O melhor é ficarem sempre com a roupa já organizada para a escola e tudo a postos na mesa, aconselha Helena. Uma opinião partilhada pelo ex-ministro Roberto Carneiro, que além das roupas tinha taças e cereais prontos de véspera para o pequeno-almoço dos 9 filhos.

2. Deitar cedo – As crianças e mesmo os adolescentes precisam de dormir muitas horas, entre 10 a 12 horas por noite. Por isso, a melhor forma de começar o dia é irem cedinho para a cama. Helena deita-os cedo para acordarem por si, logo às 7h. É uma questão de fazer contas. Para uma criança acordar às 7h bem descansada, terá de ir dormir às 9h.

3. Levantar com tempo – O ideal é as crianças acordarem uma hora antes da altura de saírem para a rua. Quanto aos pais, tentem estar totalmente despachados antes de acordarem os filhos, aconselha Ana. De preferência, levantem-se pelo menos meia-hora antes, avisa Susana.

4. Estabelecer uma rotina – Acordar, vestir, tomar o pequeno-almoço, lavar os dentes, pentear, sair. Por esta ordem ou outra diferente no que respeita às tarefas, é importante manter sempre a mesma rotina manhã após manhã, lembram Telma e Teresa. Claro que ao fim-de-semana podemos todos relaxar um pouco…

5. Quadro de check list – E por falar em rotinas, uma boa forma de as aplicar e tornar os miúdos mais autónomos é construir um quadro de check-list. Os pais podem fazer um quadro destes por imagens quando os miúdos são ainda pequenos (roupa, escova de dentes, sapatos, comida) e pendurá-lo na porta do quarto para eles saberem que só podem sair quando tiverem tudo despachado. Quando são mais crescidos, podem fazê-lo com frases.

6. Nada de televisão – Uma regra de ouro: nada de os putos ficarem na sala a ver televisão enquanto os pais se despacham à pressa.

7. Vestir sem dramas – Além da roupa preparada de véspera, quando eles são ainda pequeninos o mais rápido é vesti-los ainda na cama, como fazem Susana e Ticha. Quando são mais crescidos, o melhor é vestirem-se logo que acordam. E se ela quer ir toda de cor-de-rosa ou ele prefere uma camisa aos quadrados e umas calças às riscas, não é grande problema, convenhamos.

8. Pequeno-almoço prático – Cereais e um copo de leite, fruta ou até mesmo uma barrita que se possa levar para o carro e comer quando já estão todos atrasados. O ideal é fazer tudo com tempo e comer à mesa, mas quando não for possível, há que ser prático e evitar más-disposições durante a viagem de carro.

9. Uns ajudam os outros – Numa família de 9 filhos como a do ex-ministro da Educação Roberto Carneiro, os mais velhos ajudavam os do meio, que por sua vez ajudavam os mais novos. Quando não são muitos irmãos, pai e mãe também se podem revezar e adiantar tarefas de forma recíproca, como fazem Helena e o marido.

10. Contar até 10 – Uns dias correm melhores do que os outros. Quando as coisas não correm tão bem, o que será inevitável, Filomena lembra que é importante contar até 10 e acalmar antes de gritarmos com eles.

quarto-das-brincadeiras-logotipo

Uma ideia por dia para se divertir com as suas crianças.