Espaço Família | Como Cresceram

Atividades

18 de Março de 2014

Dias animados na Monstra. Vamos lá?

A Monstra, o festival de cinema de animação de Lisboa, começa já amanhã e estende-se por uma semana e meia. No Quarto das Brincadeiras, fomos espreitar o programa e escolhemos cinco momentos para pais e filhos passarem uns bons momentos juntos.

50 anos da Pantera Cor-de-Rosa

Quem se lembra da Pantera Cor-de-Rosa? A “velhinha” pantera faz agora 50 anos e vai ser homenageada durante o festival da Monstra. Os parabéns cantam-se no sábado dia 15, com uma série de curtas-metragens realizadas por Friz Freleng e Hawley Pratt. São 8 pequenos filmes cheios de humor, que farão as delícias de todos.

Sábado, dia 15, às 14h30

Cinema São Jorge, Sala Manoel de Oliveira

51 minutos

Preços: 4 euros; 3,5 euros (estudantes e séniores); 1 euro (até aos 12 anos) (iguais para todas as sessões)

 

As Asas do Vento (ante-estreia)

Realizado em 2013 por Hayao Miyazaki, “As Asas do Vento” foi este ano um dos nomeados para o óscar de melhor filme de animação. O filme baseia-se na vida de Jiro Horikoshi, conhecido por ter projectado o Mitsubishi A6M Zero, um caça japonês da Segunda Guerra Mundial. É de uma estética linda mas para crianças mais crescidas, próximas da adolescência, pois aborda episódios dramáticos da vida do Japão como o grande terramoto de Kanto, em 1923.

Sábado, dia 15, 16h30

Cinema São Jorge, Sala Manoel de Oliveira

126 minutos

 

Curtas para Pais e Filhos

É bom conhecer animação que raramente passa na TV ou no cinema. Na Monstra, quem quiser pode levar os mais pequenos para assistirem a quase uma hora de curtas metragens de diferentes países (dia 22, sábado, de manhã), incluindo “Kali o Pequeno Vampiro” ou “Augusta”, uma senhora de plasticina criada pelo húngaro Csaba Varga. Augusta será também uma das personagens no domingo à tarde (dias 16 e 23), quando pais e filhos podem conhecer curtas da Hungria, país que este ano é homenageado pelo festival.

– Curtas para Pais e Filhos

Sábado, dia 22, 11h (Cinema City Alvalade)

– Curtas Húngaras para Pais e Filhos

Domingo, dia 16, 16h30 (Cinema São Jorge)

Domingo, dia 23, 18h (Cinema City Alvalade)

 

Wallace and Gromit

Wallace é um inventor trapalhão e doido por queijo, que juntamente com o seu cão Gromit vive as mais loucas peripécias e promete encher a sala do cinema de gargalhadas. Criadas pelo britânico Nick Park, as duas personagens visitam o cinema São Jorge no sábado, dia 22, para celebrarem o aniversário dos 25 anos em boa companhia.

Sábado, dia 22, 16h30

Cinema São Jorge, sala 3

88 minutos

 

O Paraíso da Barafunda

Três vacas, um cão e um coelho tentam apanhar um ladrão de gado para ganharem o prémio pela sua captura e assim conseguirem manter a sua quinta, em risco de ser leiloada. Num festival de animação não pode nunca faltar um filme da Disney, como este “O Paraíso e a Barafunda”, que passou nos cinemas em 2004. Como comenta uma das vacas, Grace, “quem é que é melhor para apanhar um ladrão de gado do que uma vaca?”.

Domingo, dia 23

Cinema São Jorge, Sala 3

76 minutos

 

Idades:  6-8 anos, 9-12 anos, Mais de 12 anos

 

quarto-das-brincadeiras-logotipo