Atualidade

23 de Julho de 2015

Dia dos Avós: 5 surpresas para as crianças fazerem aos avós

O Dia dos Avós é celebrado, em Portugal e no Brasil, a 26 de Julho e a data tem um simples e amoroso propósito – honrar os avós que têm sempre tempo, paciência e muitos mimos para os seus netos, independentemente das suas idades! Por isso mesmo, inspirem-se nestas sugestões criativas e, no próximo Dia dos Avós, ajude as crianças a surpreender e a celebrar os seus queridos avós… eles merecem!

1. Avós e netos multiculturais

Juntamente com a pequenada, pesquisem como se diz avó e avô em diversas línguas e criem uma pequena peça de teatro para poderem comunicar, com disfarces e acessórios alusivos a cada país, como se diz avós em inglês, italiano, francês, espanhol, indiano… um espetáculo ao qual os avós vão adorar assistir na primeira fila! Para os avós que estão longe, podem sempre filmar a peça e enviar este pequeno filme alusivo ao Dia dos Avós num CD por correio ou mesmo via email.

2. Festa do pijama

Será que a avó e o avô alguma vez tiveram oportunidade de participar numa festa do pijama? As crianças adoram este tipo de festa e, se for em honra dos avós, temos a certeza que também eles vão adorar esta surpresa inesperada preparada pelos netos. Quer pernoitem na casa dos avós ou na dos netos, o que não pode mesmo faltar são os pijamas e pantufas, uma sala aconchegante com mantas e almofadas, um bom filme ou jogos divertidos para fazer em família e algumas guloseimas para uma noite que será, certamente, inesquecível!

3. Regresso ao passado

Se for viável, programem um dia de visita à terra natal dos avós, mas não contem nada sobre a viagem até chegarem ao local: assim será uma verdadeira surpresa! Façam várias paragens – as casas onde viveram, os sítios onde trabalharam, o local onde se conheceram e namoravam – e aproveitem para ouvir e divertirem-se com as histórias de antigamente que os avós vão certamente contar! Haverá melhor maneira de celebrar o Dia dos Avós do que homenagear as suas origens, as suas conquistas, a sua vida?

4. Viagem ao futuro

Se preferirem uma viagem ao futuro ou, pelo menos, ao presente, surpreender a avó e o avô no Dia dos Avós pode passar por uma viagem a um local que sempre quiseram ir, mas nunca foram – uma cidade no vosso país, um parque natural próximo, uma estância balnear, uma capital europeia ou até outro tipo de destinos, mais acessíveis, e perfeitos para programar um Dia dos Avós memorável: um museu, um aqua parque, um dia num spa, um parque de diversões, o jardim zoológico, fazer campismo… esta é a data perfeita para realizar um dos sonhos dos avós, afinal de contas, eles merecem!

5. Comer fora, cá dentro!

Para celebrar o Dia dos Avós com pompa e circunstância, ajude a pequenada a transformar a sala de jantar lá de casa, num lindo restaurante que terá alguns convidados de honra nessa noite – os avós! Não se esqueçam de uma decoração original, flores, velas, música ambiente e, claro, um delicioso menu. Pode envolver as crianças na preparação dos alimentos – escolhem algo que possa ser facilmente preparado e colocado no forno quando os avós chegarem, por exemplo. Uma alternativa é mandarem vir ou irem buscar comida a um bom take away e simplesmente dispor nas travessas e pratos mais bonitos lá de casa… o que conta é a intenção e esta é das melhores!

Fonte: site pequenada.com