Espaço Família | Como Cresceram

Atividades

2 de Junho de 2014

Dez sugestões para comprar na Feira do Livro

A tão aguardada Feira do Livro está quase aí a começar. No Quarto das Brincadeiras, fomos em busca de livros que vale a pena procurar nos quiosques do Parque Eduardo VII, já a partir da próxima quinta-feira, dia 29.

“O Dia em que os lápis desistiram”

Drew Daywalt e Oliver Jeffers

1

E chegou um dia em que os lápis disseram: “Basta!” Foi uma grande surpresa quando o Duarte chegou à escola e descobriu que, ao abri a sua caixa de lápis de cera, estes tinham decidido escrever-lhe e apresentar reclamações várias. Um porque estava farto de desenhar sempre os contornos, outro porque se sentia cansado de pintar oceano, outros ainda, o vermelho e o amarelo, que já nem sequer falam um com o outro. Uma história colorida, sobre as cores e sobre as podemos usar e uma das apostas da Orfeu Negro para a Feira do Livro.

Idade: Mais de 3 anos

Editora: Orfeu Negro

Preço: 14 euros

“A Cantiga do Urso”

Benjamin Chaud

2

O Inverno está a chegar e o Papá Urso está já instalado na sua acolhedora gruta, pronto para um sono reparador, quando descobre que o Pequeno Urso não está ali tem de ir à procura dele. O Pequeno Urso está atrás de uma abelha, porque como toda a gente sabe, onde há abelhas há mel. E lá vão os dois, um no encalce do outro, numa viagem que os levará a uma grande cidade cheia de trânsito e com um teatro muito chique. Cada página deste livro encerra inúmeras surpresas e encontrar o Pequeno Urso torna-se num desafio também para os pequenos (e grandes) leitores.

Idade: Mais de 3 anos

Editora: Orfeu Negro

Preço: 14,90 euros

“Mimi e os piratas”

Thomas, Valerie e Korky Paul

3

E se a Mimi se transformasse em pirata? E o Rogério em papagaio do pirata?Isto é, em papagaio da Mimi, que era pirata? Huumm, uma confusão, não é? Pois, é o que acontece neste livro e, como sempre nas aventuras desta bruxinha trapalhona e simpática, a confusão transforma-se em diversão e acaba tudo bem, graças à sua magia e esperteza. Escolhemos este, mas podíamos ter escolhido qualquer outro da colecção da deliciosa bruxinha Mimi. Somos fãs e recomendamos.

Idade: Mais de 3 anos

Editora: Gradiva

Preço: 13 euros

“O Coelhinho Afonso”

Luísa Ducla Soares e Danuta Wojciechowska

4

O Coelhinho Afonso é muito bonito e pequenino. Tanto que quando nasceu todos ficaram de boca aberta e por isso lhe puseram um nome começado por “a”. Ele quer brincar e vai perguntar aos outros animais se querem brincar com ele. Fala com o peixe, com o pássaro, com a cobra, o macaco, e tenta até adaptar-se às características dos outros, mas ninguém consegue, como ele, correr e saltar. A história tem um final feliz, pois claro, e ilustrações muito bonitas, também.

Idade: Mais de 3 anos

Editora: Civilização

Preço: 11,50 euros

“Herbário”

Jorge Sousa Braga e Cristina Valadas

5

“O gato na lareira / a dormitar. / A avó na cadeira  / de espaldar. / A avenca na soleira / a conspirar. / Lá fora, / nem uma corrente de ar.

E assim se aprende o que é uma avenca, neste Herbário que, em forma de poesia, vai contando coisas sobre a natureza e, em particular a flora. O girassol, o nenúfar, o feijão e muitos outros num surpreendente livrinho que fica ainda melhor se for lido em voz alta.

Idade: Mais de 6 anos

Editora: Assírio & Alvim

Preço: 14,40 euros

“A minha primeira Cozinha Tradicional Portuguesa”

Maria de Lurdes Modesto, Gisela Miravent e Bernardo Carvalho

6

Papas laberças da Beira Alta; alheiras torradas e bola do Barroso de Trás-os-Montes e Alto Douro; torricado e bolos-podres de Natal do Ribatejo… É assim que os mais pequenos vão percorrendo Portugal pelas páginas do livro escrito por Maria de Lurdes Modesto e Gisela Miravent, com bonitas ilustrações de Bernardo Carvalho. Miúdos ou graúdos, os leitores não resistem: agarram nos aventais e  toca a ir para a cozinha, colocar em prática estas deliciosas receitas portuguesas.

Idade: Mais de 6 anos

Editora: Verbo

Preço: 19,95 euros

“Por Que Choramos Quando Cortamos uma Cebola?”

Teresa Firmino e Filomena Naves

7

São 130 perguntas com resposta certeira, explicadas de forma simples mas rigorosa. Ficamos a saber que as cebolas fazem-nos chorar porque libertam óxidos de enxofre e uma enzima especial quando as cortamos, para se defenderem. Ou qual é o ser vivo mais idoso de Portugal. Ou o que são as marés e por que é que o mar é azul. Como se trata de um livro sem ilustrações, para leitores já mais crescidinhos, no caso dos mais novos será melhor os pais mediarem a leitura. Mas é sempre bom tê-lo ali à mão de semear, para ajudar na resposta a muitos dos porquês de pequenos e grandes curiosos.

Idade: Mais de 8 anos

Editora: A Esfera dos Livros

Preço: 16 euros

“Matilda”

Robert Dahl

8

A pequena Matilda bem gosta de ler, mas os pais preferem que veja maus programas de televisão e detestam que ela faça olhinhos aos livros. As aventuras desta menina com uns pais diferentes e descuidados, que só por ela muito insistir acabam por colocá-la na escola, fazem as delícias dos pequenos leitores com vontade de experimentarem outro tipo de obras um pouco mais exigentes. Ideal para lhes mostrar que um livro sem muitos desenhos também sabe cativar.

Idade: Mais de 9 anos

Editora: Civilização

Preço: 10,99 euros

“O Caderno Vermelho da Rapariga Karateca”

Ana Pessoa

9

N. é uma menina que tem quase 15 anos e um dia resolve comprar um caderno de capa vermelha, que não considera um diário, mas vai recheando de confidências e pequenas histórias. Por exemplo, N é a segunda letra do seu nome, de que não gosta, e só na sua turma há mais sete meninas com o mesmo nome que ela. Da experiência aqui em casa, a filha com 11 anos leu há alguns meses e adorou. A editora Planeta Tangerina prepara-se para lançar nesta Feira do Livro uma nova obra de Ana Pessoa, também para miúdos mais crescidos, que se chama “Supergigante”.

Idade: Mais de 10 anos

Editora: Planeta Tangerina

Preço: 14 euros

“Quero Ser Escritora”

Paola Zannoner

10

Mia, ou Maria Verónica, é uma miúda com 13 anos que tem um desejo por concretizar: ser escritora. Um dia quando está a arrumar o quarto, encontra um diário de quando era mais nova e inspira-se neste livrinho para começar a cumprir o seu sonho. À medida que outras aspirantes a escritoras forem folheando esta obra de Paola Zannoner, encontram também pistas e conselhos para saberem o que e como escrever.

Idade: Mais de 10 anos

Editora: Everest

Preço: 19,95 euros

quarto-das-brincadeiras-logotipo