Espaço Família | Somos um Casal

Decoração e Organização

14 de Abril de 2014

Destralhar | Equilíbrio e Harmonia no seu Espaço

Desde que comecei a trabalhar em Arquitectura, já lá vão 19 anos, e a visitar muitas casas, sinto que cada vez mais as pessoas vão acumulando muito nas suas casas e não fazem o exercício (que recomendo aos meus clientes) “entra uma peça nova – sai uma peça”.

Depois de ter apresentado dois workshops sobre “Destralhar” e de fazer consultoria de Feng Shui há 5 anos, hoje escrevo sobre “Destralhar”.

Em seguida apresento as várias questões que surgiram ao longo dos workshops:

1. O que é “destralhar”?

“Destralhar” é diferente de organizar e de arrumar. “Destralhar” tem mais a ver com “purgar” os espaços do desnecessário, é deitar fora o que não tem mais utilidade.

Em que consiste a tralha?

  • Coisas que já não usamos nem das quais gostamos;
  • Coisas desarrumadas e desorganizadas;
  • Demasiadas coisas num espaço demasiado pequeno;
  • Tudo o que estiver inacabado, a nível físico, mas também mental, emocional e espiritual.

antes_destralhar

2. Por que temos tendência a acumular objectos em casa?

Na vida contemporânea e na nossa sociedade muito consumista há uma grande tendência em comprar peças e objectos desnecessários. O marketing é muito forte e as pessoas vão consumindo cada vez mais, acumulando objectos em casa e não retirando outros que já não usam (roupas, peças decorativas, electrodomésticos). Há sempre a ideia “um dia pode fazer falta”.

3. De que forma isso pode influenciar negativamente as nossas emoções e estado de espírito?

É comum as pessoas sentirem-se cansadas, desanimadas e deprimidas, num ambiente com muita acumulação e desorganização. Outro possível efeito da acumulação e da tralha é sentir-se desorganizada, fracassada e aumento de peso. Pode causar desarmonia, discussões e zangas tanto em casa como no trabalho, pode fazer-nos sentir envergonhadas em receber pessoas em casa.

4. Que critérios devemos ter em conta na hora de seleccionar o que é importante e o que não faz falta?

Faça um percurso pela casa e faça uma listagem de peças que:

  • Estejam danificadas ou em mau estado;
  • Nunca utilizou;
  • Não sejam suas (devolva), por exemplo, peças do ex-marido;
  • Tem várias iguais;
  • Trazem-lhe más recordações;
  • Fazem sentir-se mal, por exemplo, roupas muito apertadas;
  • Objectos que não gosta ou que foram oferecidos por uma pessoa com quem deixou de simpatizar.

200265813-001

5. A Primavera é uma boa altura para arrumar e organizar a casa? Existem outros momentos?

A Primavera e a passagem de ano são as alturas ideais para “destralhar”, limpar, organizar e fazer uma limpeza energética. Mas em qualquer altura pode iniciar o processo de “destralhar”, quando sentir que a casa está com muita acumulação e quando sentir bloqueio na sua vida.

6. O que devemos fazer em cada divisão?

Caminhe pela sua casa e faça três pilhas. Uma pilha para o lixo, uma pilha para doação e uma pilha para si. Faça esta pergunta: “Uso esta peça com frequência?”

  • Sim. – Então guarde.
  • Não, mas tem valor sentimental. – Então guarde numa caixa na arrecadação.
  • Não e não tem valor sentimental. – Então pode doar, vender ou reciclar.

Se a peça estiver estragada e não tiver conserto, então vai para a pilha do lixo.

733a_caixas

7. De que forma o Feng Shui pode ser útil?

O Feng Shui é a arte milenar de equilibrar e harmonizar o fluxo das energias naturais à nossa volta, com fim de criar efeitos benéficos na nossa vida. Estes fluxos de energia naturais eram já conhecidos pelos antigos e esta sabedoria é aplicada, tanto no Oriente como no Ocidente. A energia existente das nossas casas é frequentemente um reflexo do nosso estilo de vida e estado de alma – é o nosso “espelho”.

8. E quais são os principais benefícios do Feng Shui?

Para todas as situações menos agradáveis, o Feng Shui oferece soluções, que passam pela procura do equilíbrio entre o yin e yang, pela harmonia entre os cinco elementos e pelos vários sectores da casa.

O Feng Shui traduzido à letra significa “vento e água”. O Feng Shui pode contribuir sensivelmente para a melhoria da sua saúde, felicidade e prosperidade pessoal, relacionamentos, ao optimizar a energia positiva e harmonia em casa ou no escritório.

149f_DESTRALHE

9. Quais são as vantagens de ter um espaço energeticamente limpo? Pode dar exemplos concretos?

Na minha experiência profissional, (faço consultas de Feng Shui há 5 anos) não faz sentido aplicar uma cura de Feng Shui numa casa cheia de tralha. A limpeza energética de espaços, também conhecida por Space Clearing é há séculos aplicada pelos chineses, nomeadamente na passagem do ano novo. Se a pessoa aplicar as curas numa casa com tralha e a energia estagnada não irá sentir benefícios na sua vida.

As vantagens são várias:

  • O acto de “destralhar” é a forma mais rápida de transformar a vida e ajuda outras eventuais terapias (como por exemplo: em situações de depressão ou excesso de peso):
  • A saúde melhora;
  • A criatividade cresce;
  • Os relacionamentos melhoram;
  • A motivação aumenta.

10. Como se pode desbloquear a energia da nossa casa?

Qualquer tralha acumulada cria um obstáculo ao suave fluxo de energia no espaço. O Feng Shui ensina muitas maneiras de melhorar o fluxo de energia e a Limpeza de Espaços é uma das mais eficazes, pois os resultados são mesmo impressionantes. É importante saber como é fundamental o “destralhar” para a prática do Feng Shui.

Para desbloquear a energia da casa, pode aplicar 3 passos:

  1. Deve limpar e destralhar a casa;
  2. Fazer um Space Clearing;
  3. Fazer uma consulta de Feng Shui e aplicar as curas de Feng Shui.

Aconselho que o 2º e 3 passos sejam feitos por profissionais (consultores de Feng Shui) credíveis, diplomados e com grande experiência.

Paula Margarido

Arquitecta e consultora de Feng Shui

logo