Espaço Família | O nosso 1º Filho

Terapia do Sono

5 de Novembro de 2014

“Deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer!”

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Todos ouvimos esta frase quando éramos mais pequenos! Sabemos que o sono é uma necessidade básica e vital para a nossa sobrevivência, com especial importância nas crianças, contudo, apesar deste tema ter ganho alguma importância nos dias de hoje, parece que continuamos a permitir que estas durmam menos horas que as necessárias para o seu desenvolvimento saudável.

O ritmo e rituais do dia a dia de cada família, podem contribuir para uma má qualidade dos sono, com especial incidência na ausência de regras claras sobre o momento do deitar, a visualização de programas televisivos nos mais diversos estilos, entre os quais telenovelas, reality shows, séries, que não são apropriados à idade das crianças, sem forma de compreender os assuntos abordados, e que se estendem por horas inadequadas. É importante referir que a televisão, o uso do computador, os jogos, ou atividades com grande agitação perto do momento de deitar são os piores inimigos das crianças e mesmo dos seus pais. A hora de deitar exige uma preparação antecipada e a existência de uma visão partilhada sobre o tema entre os pais, para que na implementação de algumas alterações a consistência das mudanças seja mais eficaz. Clarifique as regras do momento do deitar. Ajudar na preparação do dia seguinte, como a organização da mochila, a roupa, assim como a preparação do próprio deitar (higiene pessoal, vestir o pijama) ajudam as crianças a prepararem-se para dormir, contribuindo este momento para o estabelecimento de uma relação positiva entre os pais e os seus filhos. Os pais conseguem identificar desde cedo se os filhos descansam o suficiente, ou se manifestam sinais de cansaço e de irritabilidade As necessidades do sono variam de acordo com o desenvolvimento do individuo. Não dormir o número de horas necessárias acarreta consequências como mau acordar, problemas comportamentais, dificuldades de aprendizagem, da idade, das rotinas e atividades.

Deixamos algumas sugestões que são fundamentais para que os pais promovam um sono com mais qualidade nos seus filhos.

1.Respeitar os sinais de sono e/ou cansaço das crianças

2.Estabelecer uma hora de deitar de acordo com as necessidades da criança

3.Manter rotinas consistentes

4.Estabelecer rituais do sono, como canção ou história

5.Disponibilizar um ambiente propício ao sono, em termos de som, iluminação e temperatura

6.Encorajar a criança adormecer sozinha.

Sono

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Maria João Matos

Psicóloga Equipa Infanto-juvenil 2 Mindkiddo –Oficina de Psicologia, Lda | Rua Pinheiro Chagas, nº 48, 4º andar, 1050-179 Lisboa www.oficinadepsicologia.com | contacto@oficinadepsicologia.com | 210 999 870

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