Espaço Família | O nosso 1º Filho

Nutrição

18 de Março de 2016

DAR ÁGUA AO BEBÉ

 

A maior parte do nosso corpo é constituído por água, sendo esta fundamental para múltiplos processos celulares do nosso corpo. O nosso bebé também precisará de água para crescer de forma saudável.

Mas quando podemos dar água ao bebé?

Muitos pais têm esta questão logo de início, principalmente durante o processo de amamentação.  Pois bem, os bebés amamentados exclusivamente (ou seja, que só fazem maminha) NÃO precisam de ingerir água, uma vez que o leite materno tem uma componente aquosa que é rica em nutrientes.


E se o bebé tiver sede?

Pede mais maminha! J

 

Quando podemos dar água ao bebé?

Pelos 6 meses, altura que começam a introdução de sólidos, já podemos oferecer água ao bebé em complemento com as refeiçoes. A sopa terá água, algumas papas também podem ser feitas com água (outras leite, conforme a indicação de preparação da mesma).
Como escolher a água para o bebé?

Recomenda-se o uso de uma água engarrafada, o mais alcalina possível (pH superior a 7) ou filtrada e posteriormente fervida.

bebe-con-agua

Quando e como oferecer água ao bebé?

Pode oferecer nos intervalos da refeição, pois durante a refeição se o bebé ingerir muita água terá menos apetite e não ajudará no processo de digestão. O método pode variar conforme a preferência do bebé: tetina ou colher!
Que quantidade de água devo dar por dia ao bebé?

Varia consoante a idade do bebé e a sua actividade diária. A quantidade de água também varia conforme as situações de doença no bebé (existem situações que se deve reforçar a ingestão de água).

Contudo, aproximadamente até aos 6 meses o bebé deve ingerir 100 a 200ml de água (caso tenha começado a ingestão de sólidos pelos 4-5meses), pelos 7 – 12 meses ronda entre os 600ml e após um ano o bebé deverá ingerir cerca de 1L.


Em situações o bebé deve reforçar a ingestão de água?

– Febre (previne a desidratação e ajuda no combate da infecção)

– Expecturação (ajuda a fluidificar as secreções)

– Diarreia (previne a desidratação)

– Nos dias de grande calor, ou quando for à praia, ou após actividade física – ginástica/natação/brincadeiras com os manos (para prevenir a desidratação e repôr a água que saiu através da transpiração)


O meu bebé não gosta de água, o que fazer?

Não é necessário insistir! Ofereça, mas respeite a sua vontade.

Opções: realizar um sumo de frutos (com água e fruta apenas!) ou colocar na água rodelas de fruta para aromatizá-la.
Nas crianças mais crescidas (após 1 ano) pode oferecer água de cocô, como uma excelente alternativa nutricional (hidrata e tem imensos nutrientes!).

Mais dicas sobre aliementação saudável para bebés no blog www.bebesaudavel.com .

*Um artigo exclusivo Barrigas de Amor®

 

image

 

 

 

Enf. Carmen Ferreira  

Picture1