Espaço Família | O nosso 1º Filho

Cuidados ao Bebé

26 de Março de 2014

Curvas de crescimento

As curvas de crescimento são desenhadas através de uma avaliação exaustiva de grandes grupos de crianças que obedecem a critérios precisos de saúde, e regularmente actualizadas.

A partir desses dados, são feitas curvas, onde se situam medidas de acordo com sua frequência na população estudada.

O crescimento é um importante indicador do bem-estar de uma criança, pelo que é importante que a sua avaliação seja regular.

A interpretação da curva pode parecer complexa, pelo que se dá um exemplo: o bebé Manuel, de 3 meses está no percentil 50 de peso e de altura; o que significa esta afirmação? Significa que o bebé Manuel tem um valor de peso e comprimento igual ou superior a 50% dos bebés da sua idade e sexo, o que o coloca na média para esses parâmetros. Logo se for no percentil 10 estará abaixo da média e se for no 90 estará acima da média para a sua idade e sexo.

O crescimento da criança depende de factores genéticos, do ambiente, nomeadamente alimentares, de ordem psicológica e da presença de doenças.

Nos primeiros meses de vida, os valores do peso e do comprimento podem refletir, mais do que a tendência genética, a qualidade do meio uterino em que cresceu; assim uma criança gerada por uma mãe com HTA pode ser pequena e leve nos primeiros meses de vida e passar, depois a ser grande e/ou forte se a sua tendência genética o permite; o contrário também pode acontecer.

Se exceptuarmos os limites extremos das curvas (abaixo do percentil 10 e acima do percentil 95) em que cuidados especiais devem ser tidos em conta, o importante, para cada criança, é que ela se desenvolva harmoniosamente na sua curva de percentil. O alerta de que algo não está bem será dado pela saída, mais ou menos brusca, dessa mesma curva. Um atraso estaturo-ponderal pode ser a primeira manifestação de uma doença crónica ou de algo não está bem. Também o controlo da obesidade é um dos propósitos dessa vigilância.

Dra. Cláudia Constantino – Pediatra

HM - logo peq